Faro recebeu conferência sobre as oportunidades dos gases renováveis

ouvir notícia

A quinta conferência do programa Comunidades de Futuro – “Oportunidades dos Gases Renováveis – Novos Negócios, Competências e Profissões”, juntou, hoje, empresários, gestores, académicos, associações empresariais, autarcas e outros stakeholders, em Faro.

O debate centrou-se na contribuição dos gases renováveis, como o biometano e o hidrogénio verde para a transição energética e descarbonização da economia, e para a criação de novas fileiras de negócio e de novas profissões, promovendo o desenvolvimento regional.

Na abertura da conferência, Gabriel Sousa, CEO da Floene, operador de distribuição de gás em Portugal e organizadora do evento. destacou que “o recurso aos gases renováveis com vista à descarbonização da produção e consumo de energia permite criar comunidades sustentáveis, onde se desenvolve uma economia circular e são criadas novas oportunidades de negócio, de emprego e novas competências”.

- Publicidade -

Por seu lado, Sophie Matias, vereadora do município de Faro, lembrou que há perto de uma década que é produzido biogás em aterros no Algarve, uma região “comprometida com a sustentabilidade ambiental e energética”.

“Numa região onde o turismo é tão relevante do ponto de vista da criação de negócios e geração de empregos, o setor energético surge como uma oportunidade de diversificação económica, de criação de novas profissões e de cooperação – que tem existido – entre academia, autarquias e empresas na procura das soluções mais adequadas e eficientes do ponto de vista do fornecimento energético”, afirmou a vereadora.

O primeiro painel abordou o tema “O Potencial dos Resíduos na Descarbonização e Desenvolvimento de Novos Negócios” e contou com a participação de Aquiles Marreiros, vogal do Algarve 2030, e de Miguel Nunes, Responsável de Área Técnica e I&D da Algar.

O segundo painel, sobre o tema “Novas Competências e as Profissões”, juntou António Mortal, Professor da Universidade do Algarve, António Parreira Afonso, Presidente do Grupo Rolear, Madalena Feu, Delegada Regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional do Algarve, e Vítor Neto, Presidente do NERA.

O encerramento dos trabalhos ficou a cargo de José Macário Correia, presidente da Associação de Regantes do Sotavento Algarvio.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.