Património médico do Algarve será explorado em visita guiada este fim de semana

ouvir notícia

O Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos organizará uma visita guiada sobre o património médico do Algarve, nos próximos dias 25 e 26 de maio de 2024 a Tavira, São Brás de Alportel e Lagos.

Cristina Fé Santos, técnica superior em Património Cultural e investigadora de História da Medicina, e Jorge Pereira, médico radiologista de Faro irão conduzir esta visita que iniciará às 10h00, em Tavira, na Ermida de São Sebastião, onde será feita uma breve contextualização histórica em torno das questões ligadas à saúde em Tavira, como as Epidemias que afetaram a cidade ao longo dos séculos e as ações que se tomaram nesse contexto.

Pelas 10h30, seguirão para as Termas da Atalaia. Neste espaço os técnicos debruçar-se-ão sobre a história do estabelecimento termal que existiu neste local e dos benefícios medicinais/terapêuticos atribuídos a esta e a outras fontes da cidade.

- Publicidade -

Mais tarde é vez de contar a história da fundação e posterior ampliação do Hospital Militar de Tavira (no Cano), no século XVIII, – que prestava assistência às tropas que guarneciam a cidade e também às demais praças militares do sotavento – no Quartel da Atalaia, às 11h00.

Meia hora depois as pessoas são convidadas a visitar o Núcleo Museológico da Igreja de São José (Hospital), pela Dr.ª Alexandra Rufino (SCMTVR), entre as 11h30 e as 12h30.

Após um almoço livre de duas horas, a iniciativa prossegue para o Ex-Sanitário e Espaço de Memória de São Brás de Alportel e o Museu do Traje desta cidade (tendo em vista à descoberta do espólio médico dos espaços de saúde do concelho).

Para terminar esta jornada, o público poderá desfrutar de um chá com bolos tradicionais, às 17h00, numa mesa redonda denominada “Chá com Património”.

No domingo, quem tiver oportunidade pode conhecer o Museu José Formosinho, em Lagos, pelas 10h00, “que inclui um Gabinete de Curiosidades. Após a visita ao Museu será feita uma parte da rota da escravatura, com um ponto de paragem na gafaria de Lagos, seguindo-se a visita ao núcleo da Rota da Escravatura”, refere a Ordem dos Médicos.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 35 participantes e devem ser realizadas, aqui. O transporte, o alojamento e as refeições estão a cargo dos participantes.

Para além da Ordem dos Médicos, a visita conta com o apoio dos museus que figuram no programa, da Rede de Museus do Algarve, da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, da ULS Algarve e da Universidade do Algarve.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.