Loulé celebra Semana do Município com inauguração do edifício do INEM e atividades culturais

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

Um programa repleto de iniciativas socioculturais e desportivas, a habitual sessão solene e a inauguração das novas instalações do INEM e do CODU na região algarvia são as propostas do programa comemorativo da Semana do Município de Loulé, que se assinala até dia 12 de maio.

Os funcionários da Câmara Municipal de Loulé com 25 e 35 anos de serviço vão ser reconhecidos com a atribuição de uma medalha esta terça-feira, no dia 7, pelas 18h00.

Na quarta-feira, 8, às 18h00, o Cineteatro recebe a apresentação final do projeto ITER HUMANITATIS, que junta dança e ambiente, reunindo em palco uma turma do 4.º ano da Escola Nº4 de Loulé, utentes da Associação UNIR, elementos da Companhia de Dança Sénior de Loulé, alunos do Estúdio da Bordeira e da Associação de Músicos de Faro.

- Publicidade -

Na Quinta-Feira de Ascensão, 9 de maio, assinala-se o feriado municipal. O Dia do Município arranca pelas 09h30, com o hastear da bandeira em frente aos Paços do Concelho. Na Cerca do Convento tem lugar, a partir das 10h00, a sessão solene, com os habituais discursos dos presidentes da Câmara, Vítor Aleixo, e da Assembleia, Carlos Silva Gomes. Momento para um balanço das atividades realizadas, obras em curso e projetos futuros.

Às 11h00, vai ser entregue o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários, iniciativa da autarquia de Loulé e da Associação Portuguesa de Escritores. Este ano a grande vencedora é Dulce Maria Cardoso, com o segundo volume de “Autobiografia não autorizada”.

Festa da Espiga com cartaz de luxo

Para a tarde está reservado um dos momentos altos do programa. A partir das 16h00, a Festa da Espiga, em Salir, traz as tradições agrícolas da terra no tradicional desfile etnográfico pela principal artéria da vila. De referir que a Festa se prolonga até sábado, e contará com concertos com José Malhoa (9 de maio), Dino D’Santiago (10 de maio) e Sara Correia (11 de maio).

Inauguração do edifício do INEM e do CODU

A sexta-feira, dia 10, fica marcada pela inauguração do edifício do INEM e CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes), um investimento de perto de 1,8 milhões de euros que vai “devolver” este serviço à região algarvia. A sessão inaugural, às 15h30, será presidida pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

Pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Município celebra um protocolo com a Direção-Geral do Consumidor. A noite faz-se ao som da Orquestra de Jazz do Algarve que dará um concerto de entrada livre, na Cerca do Convento.

Miúdos e graúdos participam nas atividades propostas no “Bora Lá ao Parque”. Das 10h00 às 17h00 de sábado, em cada recanto do Parque Municipal de Loulé, acontecem iniciativas pedagógicas, culturais e desportivas para os mais novos e suas famílias, em ações que pretendem também promover esse encontro intergeracional e o espírito comunitário.

Segue-se a apresentação de duas obras, na Cerca do Convento: pelas 15h00, o livro de fotografias sobre os “Dias na Diocese” em Loulé, evento que aconteceu de 26 a 31 de julho de 2023; e pelas 16h30, a edição monográfica dos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barretos, no pátio dos Banhos Islâmicos.

No Cineteatro Louletano, o jornalista e escritor Luís Osório protagoniza o espetáculo criado a partir do seu livro homónimo, ao mergulhar na história recente de Portugal convocando ao palco memórias de figuras notáveis como Mário Soares, José Saramago, Amália Rodrigues e tantos outros. O espetáculo acontece às 21h00.

A Semana do Município encerra no domingo, 12 de maio. Durante a amanhã é reeditada a iniciativa “Bora lá à Piscina”, com muitas atividades e brincadeiras, nas Piscinas Municipais de Loulé e Quarteira. E, para fechar com chave de ouro esta programação, o Cineteatro Louletano recebe, pelas 17h00, a apresentação final do Festival MED’24. Neste momento, além do anúncio de todo o cartaz, haverá um concerto com o projeto Lá no Xepangara, a homenagem lusófona a José Afonso. O projeto reflete a forte presença da cultura africana na vida e obra de Zeca Afonso e o seu papel na luta pela descolonização, democratização e desenvolvimento da sociedade e cultura lusófonas. São, assim, o primeiro nome confirmado para a edição de 2025 do MED.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.