120 mil portugueses emigraram em 2011

ouvir notícia

Novos emigrantes são cada vez mais jovens e mais qualificados. Suíça, Angola e Brasil estão entre as principais ‘apostas’ dos portugueses.

.

Ninguém conhece o número real dos portugueses que emigraram este ano, mas o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário admite que o valor ronde entre os 100 e os 120 mil. Em declarações ao jornal «i», o responsável assume que as saídas do país estão a aumentar.

Angola, França, Suíça e Brasil são alguns dos destinos eleitos. «Esta é uma tendência dos últimos anos. A onda de emigração dura há quatro, cinco ou seis anos», afirma o secretário de Estado ao «i». De acordo com dados das autoridades brasileiras, os pedidos de residência permanente de cidadãos lusos aumentaram de 276.703 para 328.856.

- Publicidade -

Para justificar a ausência de números concretos, José Cesário lembra «a livre circulação em alguns países europeus» e também a existência de trabalhos temporários». Por exemplo, a procura de trabalho na Europa, no último mês, mais do que duplicou. No final de Novembro havia pouco mais de 20 mil candidaturas e em Dezembro o valor subiu para mais de 46 mil.

Além disso, não foi apenas o destino que mudou no fluxo migratório. A emigração é cada vez mais qualificada e começa mais cedo.

Mas esta realidade não se fica por Portugal. Entre Janeiro e Setembro, de acordo com dados avançados pelo jornal «El País», 50 mil espanhóis deixaram o seu país. Pela primeira vez, há mais gente a sair do que a entrar em Espanha. Tudo, por culpa da crise económica.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.