200 anos de história da Igreja de Lagoa em livro

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
Igreja de Lagoa

Esta quinta-feira, dia 22 de janeiro, pelas 21h00, na igreja matriz de Lagoa, será apresentado o livro “História da Igreja de Lagoa – Nossa Senhora da Luz (200 anos de História e Memória)”, trabalho de investigação histórica de autoria de João Vasco Reis, que versa todo o percurso da comunidade lagoense, principalmente desde a sagração da igreja matriz à sua padroeira, Nossa Senhora da Luz, em 1814, recuando aos inícios do século XVI e traçando, desde aí, a evolução da paróquia (e da própria freguesia de Lagoa) até à atualidade.

Com esta publicação, dá-se a conhecer uma “imensa e fascinante” história, local e regional, em que o “governo” da paróquia ao longo dos séculos, as suas confrarias e irmandades, as igrejas, capelas, ermidas e oratórios da freguesia, as consequências do terramoto de 1755 para Lagoa, a guerra civil e os tempos do liberalismo, a paróquia e revolução republicana, ao longo do Estado Novo e muitos outros aspetos – até aos nossos dias – são detalhadamente tratados.

Profusamente ilustrado com inúmeros documentos (na sua maioria inéditos), fotos, gravuras e gráficos, este trabalho analítico de grande valia para o estudo e compreensão da evolução da comunidade lagoense, surge no âmbito das comemorações dos 200 anos da sagração da igreja matriz, iniciadas em setembro de 2014.

- Publicidade -

Editado pela Câmara Municipal de Lagoa em parceria com a União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro e a paróquia, o livro tem o prefácio do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, que intervirá na apresentação, assim como o reverendo prior de Lagoa, o presidente da câmara municipal e o presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

O autor, João Vasco Reis, lançou no passado dia 15 o livro “Lagoa – Imagens e Memória”, no auditório municipal de Lagoa.

JA

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.