À democracia antes de obrigatória e liberal já só restava o voto livre

Estas eleições portuguesas foram úteis. E, não meus caros pelos resultados em si apesar das manifestações habituais que continuo a não chegarem, isso sim, às do SLB quando ganha.

Porque provaram que mesmo o último recurso que sustentava a dita de democracia liberal hoje (o voto igual do provo libre… que é quem decide) está a chegar ao fim. Já ouço vozes a ripostar…

Então qual a alternativa? A Rússia ou a China com regimes ditatoriais?… ou similares?
Claro que não… “pra pior ja basta assim”…

Porém, e apesar de termos conhecimento que nos próprios USA, já há algum tempo pelo menos nas áreas democráticas, este tema despertou vários eruditos e pensadores e creio que mesmo no UK não faltam publicações relacionadas.

A direita já percebeu há muito , como sempre, que precisava de um passo em frente no neoliberalismo que terá já feito o seu papel mesmo sem o esgotar… e que isso passa pelo conceito da actual democracia liberal. Prometo voltar a este tema.

Mas, hoje ainda estou preso às “nossas eleições”.

Não tenho dúvidas que se houvesse um extra-terrestre (detesto este paralelo mas está na moda!) que aqui pousasse e assistisse a esta campanha eleitoral nas nossas televisões não teria dúvidas em que ou votava na AD ou se arriscava a ser transformado em mais um “chegoso” mesmo sem ter que mudar de aspecto nem passaporte!

O que se passou neste pré-eleitoral desde as pré-campanhas as campanhas e as pós campanhas foi de bradar aos céus. Tiro desde já o meu chapéu aos jornalistas que tiveram a coragem de não cederem a todo um programa claramente articulado em que, inclusive, o canal televisivo pago por todos nós cedeu e de que forma.

Lamentável!!!
Escrevo este Simples numa altura em que enquanto almoço na SIC tv do restaurante, Cavaco Silva preenche o ecran e já lá vai uma boa meia hora… e continua… AD AdAd e de vez em quando até aparece o Nuno Melo.

Apenas não referiram que não se encontravam na praia da Coelha, nem dos seus primeiros grandes amigos que por pudor não nomeio que curiosamente nunca aparecem e que abriram ao grande “boom”da corrupção.

Aliás a campanha pró-direita que o canalSIC fez nas últimas semanas foi, convenhamos, demasiado descarado… que só entendemos, mais uma vez, pelo desespero da direita ou melhor do PSD via Pinto Balsemão e as notícias que vieram a público ultimamente. Lamentamos, isso sim, os “superiores” jornalistas e comentadores, perdão… “opinion makers” que (com exceções a quem tiro o chapeuzinho… graça a Deus… ainda os há !!!) se limitaram a fazer campanha eleitoral pela direita… naturalmente!!!

Que CMtv’s e acólitos inc. o seu jornalismo que brada aos céus não tenham quaisquer escrúpulos não era de admirar… Porém, confesso que da SIC notícias não esperava… e nada espero de bom com o conjunto informativo e comentador que hoje preenche as emissões! Meus caros, a democracia mesmo nos tempos que correm exige pluralismo… ou não!

É necessário ter coragem de escolher… ou não!

Nestas alturas de euforia espúria seria excelente que se dormisse descansado e depois se abrisse o pensamento para vidas como:

Alteraçoes climáticas que sim ou não permitirão que os nossos netos sobrevivam neste planeta.
Que a nossa esperança futura se consubstancie no conhecimento via ciência e arte e consequente evolução tecnológica sem o determinismo primário do capital.

Que se escutem as palavras do Papa Francisco e de Guterres e de tanto e tantos pensadores e filósofos banidos da nossa comunicação social preocupados com o futuro.

Que se juntem todas as forças livres num movimento universal pela paz e as alterações climáticas no mais curto espaço de tempo.

Que os homens e as mulheres deste ainda mundo vivo com todas as dificuldades que atravessem entendam e juntem forças contra os grandes potentados económicos que apenas visam o lucro e a acumulação de riqueza.
Em, última análise, que acordem e compreendam que é a sobrevivência humana que está em causa.

Por último que os que leram, aprenderam e se preocupam com a gravidade dos tempos que atravessamos entendam que têm a obrigação de não só olharem para o microscópio mas também utilizarem o seu saber e conhecimento pela defesa da humanidade.

Deixe um comentário

Exclusivos

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.