A nova marca da fronteira está exposta num stand da tradicional feira hispano-portuguesa, tendo estado representada nos dois primeiros dias pelo presidente da Eurocidade do Guadiana e da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, pelo vereador com o pelouro da eurocidade na Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e vice-presidente daquela autarquia, Ricardo Cipriano, além de membros da equipa técnica.
O stand da Eurocidade do Guadiana, composta pelos municípios de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte, com 12 metros, destaca-se “entre os mais atrativos da feira” que se tornou num espaço de encontro onde, pela primeira vez, se deu a conhecer a nova imagem do território.
Segundo o comunicado, a nova imagem “causou uma sensação agradável entre os assistentes, que a mencionam como evocativa e descritiva do território” da fronteira de Portugal com Espanha.
“Embora se trate de uma fase inicial de promoção e ainda haja muito trabalho a desenvolver de modo a fortalecê-la e promovê-la, os testes realizados nesta feira reforçam a convicção de que estão a ser dados passos na direção certa”, refere.
A nova proposta, considerada “especialmente relevante para a Eurocidade do Guadiana no período pós-covid”, apresenta vantagens competitivas e oferece um destino fronteiriço de proximidade, com aposta na natureza, património e experiências a realizar nas quatro estações do ano.
Além da promoção do território, houve ainda espaço e tempo para encontros políticos e institucionais estratégicos com a EUROBEC, a eurocidade composta por Badajoz, Elvas e Campo Maior.
Nestas reuniões foram abordados temas como questões de governança, planeamento estratégico, partilha de serviços, problemas comuns, obstáculos e forma de ultrapassá-los.