“A liberdade pode estar atrás das grades”

ouvir notícia

Carlos Vieira é professor da Universidade do Algarve há mais de 16 anos. Há 30 que sonhava em fazer uma palestra num estabelecimento prisional

Os 150 reclusos do estabelecimento prisional de Faro vão participar amanhã, 19 de junho, numa palestra inédita proferida pelo professor Carlos Vieira, sobre “Liberdade, Confiança e Motivação”. Em entrevista ao JA, o docente da Universidade do Algarve adianta que o objetivo é mostrar que a prisão pode ser “um centro de reflexão, mais do que um centro de reclusão”. Afinal, diz Carlos Vieira, “lá fora temos muita gente livre em movimentos, mas prisioneiros pela falta de consciência”

 

“A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua. Existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.” A frase é de Mahatma Gandhi e assenta como uma luva na mensagem que o professor Carlos Vieira pretende transmitir amanhã, dia 19 de junho, na cadeia de Faro.

- Publicidade -

Dar uma palestra numa prisão era um sonho que este professor catedrático da Universidade do Algarve acalentava há quase 30 anos, conforme confessou esta semana ao JA. A ideia, revela, é “explicar aos reclusos que lá fora temos muitíssimas pessoas prisioneiras pelos egoísmos, pela indiferença, pela falta de solidariedade” e que “os homens serão sempre mais livres se fizerem da reclusão uma oportunidade de reflexão”.

“Muitas pessoas lá fora não têm tempo para refletir, nem para pensar, muito menos para repensar sobre a sua vida. Por isso, a reclusão pode ser encarada como uma oportunidade e uma alavanca de superação, ou seja, pode ser o ponto de viragem estratégico no processo de reinserção social”, explica, acrescentando que “quem sai de uma prisão tem que vencer os preconceitos e estigmas da sociedade, um desafio que poucos superam”.

Carlos Vieira acentua ao JA que “poucos pensaram alguma vez que existe riqueza numa cadeia”. “Seguramente, seria o último lugar no mundo para procurar riqueza, pois todos a veem como o ouro material, e poucos a entendem como a experiência da dor, do sofrimento. E isso pode ser uma lição de moral fundamental, uma riqueza que nos poderá levar à compreensão e à solidariedade”, sublinha.

“Oportunidade para preparar o futuro que muitos não têm”

Na palestra “Liberdade, Confiança, Motivação”, o professor da Universidade do Algarve também pretende enviar uma mensagem para fora do estabelecimento prisional de Faro. “Temos que mudar conceitos, em vez de falar de centros de reclusão, falar de centros de reflexão”, realça…

(Notícia completa na última edição do JA – dia 18 de junho)

Nuno Couto/JA

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.