A luta pela sobrevivência

Já pararam um bocadinho nesta loucura de luta contra o tempo (qual tempo?) para pensar, um minuto que seja, quantos seres humanos nesse mesmo minuto estão apenas a lutar (não nas guerras) mas apenas para se manterem vivos?

Que ideia têm da percentagem de irmãos nossos que se limitam a apenas poderem tentar cumprir o primeiro determinismo genético que é manter a vida?

Não posso naturalmente arriscar um número mesmo que aproximado… mas serão por certo milhões e milhões!

Talvez não tantos triliões como os dólares que meia dúzia de potentados económicos vão acumulando ano após ano para satisfação e esperança(!?) dos crentes num capitalismo neo-liberal em final de curso!

Mas que os há… há e vão controlando o mundo a seu bel-prazer. Até quando?

E, claro e em sintonia, personagens selecionadas por esse mundo fora apostam em mais armas e como Israel em I. A. (habituem-se à sigla-inteligência artificial) tentam sem qualquer rebuço “escolher” quem matam mesmo que rodeados por crianças que não passam de meros incidentes.

E assim vai este mundo que hoje, como nunca, precisaria de todos os cuidados e proteção para nos garantir apenas sobreviver… mas que valor têm as alterações climáticas comparadas com o negócio das armas?

Será que já não há hoje humanos suficientes que ainda pensem e entendam que o que está em causa é a sua sobrevivência?

Será que ainda há tempo? Para quê?

P.S. Entendo hoje dever salientar dois ou três exemplos de jornalistas ainda com acesso a jornais de referência que, contra tudo e contra todos, e ao contrário das miríades de outros que considero “comprados” pelo “establishment” e pululam nos nossos canais televisivos de informação!

Refiro Miguel Sousa Tavares, no Expresso, com quem, diga-se de passagem, discordo em muitos particulares, mas neste particular merece os maiores encómios; Alexandra Lucas Coelho que sobre o genocídio de Gaza tem conseguido os impossíveis para o divulgar! e… Viriato S. Marques que, com uma linguagem superior e devidamente fundamentada, tem tentado explicitar a problemática e o seu enquadramento a nível mundial e em particular dos USA e da U.E. nas guerras da Ucrânia e no genocídio de Gaza.

Bem hajam!

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve prepara-se para dizer adeus às portagens

Após avanços e recuos, as portagens têm os dias contados. Há quem veja a medida como o triunfo da justiça na região e quem acuse o PS de “irresponsabilidade financeira”. Outros, ainda, adiantam que apenas se trata de uma transferência de pagamento para todos os contribuintes e que tira competitividade ao transporte ferroviário

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.