A Saúde e o último Programa INTERREG Espanha -Portugal

Foi notícia terça-feira, dia 23 de Agosto, a Comissão Europeia ter aprovado a atribuição de 320 milhões de Euros para a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha num programa designado de “Interreg Espanha- Portugal (POCTEP)“ que visa “criar empregos, estimular a transição climática e energética e proporcionar melhores cuidados de saúde para as pessoas que vivem nestas regiões“ transfronteiriças (o sublinhado é nosso).
Nas dificuldades de acesso aos serviços de Saúde Públicos do Sotavento Algarvio que têm vindo repeatidamente a ser verificados, será uma optima notícia para a candidatura ao financiamento de uma estrutura de saúde, Clínica de Saúde Sotaventina, que contemple cirurgia ambulatória, consultas de especialidades e exames complementares de diagnóstico melhorando substancialmente o acesso dos utentes do sotavento. Como que a Loja do Cidadão da Saúde, onde este se pode dirigir para resolver o problema de saúde que o aflige.
Nem tampouco parece ser difícil de criar tal equipamento com a candidatura autárquica, a cooperação trans fronteiriça, a articulação com o Serviço Nacional de Saúde, a adoção de convenções institucionais prestadoras, a cativação de profissionais alicerçada em regimes remuneratórios inovadores, SIGIC ou outros, a filosofia integradora dos Sistemas Locais de Saúde.
A aproximação dos cuidados de Saúde aos utilizadores, a exemplo do que já acontece no Barlavento Algarvio, trará grandes benefícios e consequente satisfação à população do sotaventina, assim possa ser aproveitada mais esta oportunidade.

Deixe um comentário

Exclusivos

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.