Acordo da esquerda assusta mercados

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

A bolsa portuguesa abriu a sessão desta segunda-feira a cair, com a banca a pressionar o principal indíce bolsista para o vermelho. Às 8 horas, o PSI-20 caía 0,53%, com 12 cotadas no vermelho.

A banca é o sector que mais afunda. A explicação está nas taxas de juro associadas à dívida pública, que voltam a subir esta manhã no mercado secundário. Após a declaração de apoio do PCP a um Governo PS, feita ontem à noite, os investidores estão expectantes quanto ao futuro político do país. Os três partidos da esquerda – PS, Bloco de Esquerda e PCP – vão apresentar moções de rejeição do programa do Governo, que Passos Coelho apresenta a partir de hoje na Assembleia da República.

Pedro Ricardo Santos, gestor da XTB Portugal, considera que “o mercado não vê com bons olhos este acordo à esquerda, particularmente depois do aval do PCP, dado ontem à noite”. Para os investidores, explica, o facto de o PCP ainda não ter admitido o seu apoio “era o último reduto dos investidores, já que havia muita gente que não acreditava que este acordo fosse possível”. O partido comunista é visto como “mais intransigente” do que o Bloco de Esquerda, nomeadamente no que diz respeito às medidas do Tratado Orçamental. Recentemente, em entrevista à SIC , o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, admitiu que “nunca respeitará” o Tratado e defendeu que as metas do défice fossem revistas.

- Publicidade -

O BCP está a caiu 1,9%, para 5,17 cêntimos, enquanto o BPI recua 1,52%, para 1,1 euros. O Banif mantém-se a negociar nos 0,28 cêntimos, à semelhança da sessão anterior.

Joana Madeira Pereira (Rede Expresso)

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.