Adivinhas recolhidas no Algarve juntas em livro

A obra pode ser adquirida através do e-mail [email protected]

ouvir notícia

José Ruivinho Brazão acaba de publicar a obra “Adivinhas Portuguesas Recolhidas no Algarve – Do imaginário de um povo que mantém viva a partilha em jogo adivinhístico”, que será apresentado em Loulé e Albufeira em maio, anunciou a Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade.

O livro inclui mais de mil adivinhas, por ordem alfabética, recolhidas por todo o Algarve, com ilustração assinala pelos alunos do curso de Design e Comunicação da Universidade do Algarve, Luís M. Santos e Rui Lopes.

Para Arnaldo Saraiva, que acompanhou todo o processo, realça que o autor “conseguiu reunir o maior número [de adivinhas] que já alguém recolheu em Portugal, não a partir do que foi publicado, até em etnografias, mas diretamente da boca de muitos algarvios”.

- Publicidade -

“Mas o mérito desta recolha não vem só da extensão: trata-se de uma recolha recente, que prova que as adivinhas não são textos só dos tempos antigos” e “dá conta, creio, de todas as modalidades temáticas e formais das adivinhas portuguesas”, refere em comunicado.

A apresentação vai decorrer no dia 11 de maio, pelas 18:30 na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, e no dia seguinte pelas 17:00 na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira.

A obra pode ser adquirida através do e-mail [email protected].

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.