Albufeira a postos para o melhor cross do mundo

ouvir notícia

.

A 36ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor vai decorrer já no próximo domingo, dia 24, na pista de cross da Aldeia das Açoteias.

A prova, que já foi considerada por diversas vezes o melhor cross do mundo, vai trazer até à região alguns nomes sonantes da modalidade para disputar os primeiros lugares.

Na apresentação do evento, esta segunda-feira, o presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, disse estar muito satisfeito pelo Cross das Amendoeiras continuar a realizar-se na cidade, “que tem o seu nome inscrito nas páginas douradas do atletismo internacional”.

- Publicidade -

O autarca salientou que, quer o Cross quer a Volta ao Algarve, que decorreu na semana passada, são eventos que pela sua projeção e pela altura do ano em que se realizam são da máxima importância para o desenvolvimento do concelho e, por isso, a autarquia irá estar sempre ao lado destas iniciativas. “Apesar da crise, os portugueses têm sempre uma enorme criatividade, entusiasmo e motivação para levar por diante os projetos que consideram importantes. O Cross é um bom exemplo disso, apesar das dificuldades, com a motivação e colaboração de todos os parceiros estão reunidas as condições para continuar com um evento que tem grandes vantagens ao nível da promoção do concelho, da região e do próprio país”.

Lara Ramos, que está na organização da prova desde o seu início em 1997 – não esteve presente apenas numa das edições –, referiu a importância do evento para o desenvolvimento do desporto no Algarve. “Foi a partir do Cross das Amendoeiras que começaram a vir estagiar para o Algarve as grandes equipas internacionais, designadamente para as Açoteias que é o melhor centro de estágios ao ar livre do mundo”.

O presidente da Associação de Atletismo do Algarve agradeceu aos parceiros, ERTA, município e IPDJ, o apoio que permitiu não deixar cair o Cross, tendo salientado que graças a esta colaboração, apesar da necessidade de alterar estratégias, foi possível contar com alguns atletas de grande categoria a nível internacional, bem como assegurar a transmissão da prova na RTP2 e no Eurosport.

Rentabilização da imagem da região

Por sua vez, o presidente da ERTA, Desidério Silva, destacou que foi no seu primeiro mandato como presidente da autarquia que conseguiu trazer o Cross das Amendoeiras de volta a Albufeira. “A minha primeira preocupação quando assumi a presidência do Turismo foi conseguir apoiar dois eventos que considero muito importantes para a região: o Cross das Amendoeiras e a Volta ao Algarve, iniciativas que anteriormente nunca foram valorizadas pela ERTA”.

O responsável pelo turismo do Algarve referiu que estes eventos possibilitam a rentabilização da imagem da região em termos de promoção turística e são muitos importantes para combater a sazonalidade.

O Cross Internacional das Amendoeiras decorre no próximo domingo e irá envolver aproximadamente 3.500 pessoas, entre Desporto Federado, Escolar e Adaptado. Para além das competições está prevista uma homenagem póstuma a António Leitão.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.