Albufeira leva a maior fatia para o seu Plano de Ação de Regeneração Urbana

ouvir notícia

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira

.

Albufeira foi o município algarvio que obteve a verba mais elevada na candidatura aos Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU), num total de 910 mil euros financiados pelos fundos comunitários FEDER do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, que disponibilizou 7 milhões de euros para a totalidade das operações.

O Município de Albufeira viu, assim, a sua candidatura ser aprovada com mérito entre as restantes 13, o que vem assegurar um conjunto de operações.

- Publicidade -

A sessão de assinatura dos contratos dos Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU)realizou-se na passada terça-feira, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro, na presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

O Município de Albufeira ocupou o primeiro lugar entre os 13 centros urbanos de 1.º nível ou classificados como cidades (Lagos, Portimão, Silves, Lagoa, Albufeira, Loulé, Quarteira, São Brás de Alportel, Faro, Tavira, Olhão, Vila Real de Santo António e Castro Marim) na candidatura àqueles planos.

Recorde-se que o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) atribuiu à totalidade das operações o montante de 7 milhões de euros, podendo o mesmo vir a ser reforçado pela Autoridade de Gestão, sendo que o financiamento das operações revestiu a forma de subvenção não reembolsável, com um co-financiamento de 65%.

Assim, a candidatura aprovada com mérito (4,55 em 5 valores) permitiu ao Município de Albufeira obter uma verba superior aos restantes municípios, num total de 910 mil euros financiados pelo FEDER.

Refira-se que dos 1.400.000,00 euros orçamentados pela Câmara Municipal de Albufeira para a concretização das obras previstas no âmbito do PARU, a Autarquia apenas terá que investir 490.000,00 euros nas intervenções de Reabilitação Integrada da Praça da República e Musealização dos Vestígios Arqueológicos; Reabilitação do espaço da antiga Igreja Matriz de Albufeira (atual Quintal da Câmara Municipal); e Reabilitação para adaptação do edifício do antigo Tribunal a Centro de Artes e Ofícios

Albufeira contará ainda com uma verba proveniente do FEDER para o desenvolvimento de ações com vista à gestão e divulgação, animação da área de incidência do PARU, promoção da atividade económica, valorização dos espaços urbanos e mobilização das comunidades locais.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.