Albufeira vai ter exposição submersa com assinatura do artista Vhils

O projeto prevê ainda a monitorização das estruturas do ponto de vista da sua colonização pelo ecossistema marinho e o seu povoamento com corais recuperados de capturas acidentais em redes de pesca de fundo ou arrancadas por tempestades

ouvir notícia

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) abriu um procedimento de consulta pública, a pedido da Câmara Municipal de Albufeira, para a atribuição de um Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo Nacional (TUPEM), referente à criação de um local expositivo submerso ao largo da praia de Santa Eulália, em Albufeira.

O local de exposição submerso irá contar com 13 obras do artista Vhils, constituído por cinco esculturas realizadas sobre betão e argamassa inertes e oito esculturas em ferro resultantes do desmantelamento de centrais termoelétricas. Todas as esculturas serão sujeitas a um processo prévio de decapagem e descontaminação para remoção de todos os vestígios de tintas e outros resíduos.

Além da criação do local expositivo, cuja visita será livre, o projeto prevê ainda a monitorização das estruturas do ponto de vista da sua colonização pelo ecossistema marinho e o seu povoamento com corais recuperados de capturas acidentais em redes de pesca de fundo ou arrancadas por tempestades.

- Publicidade -

Designada de ‘EDP Art Reef’, a exposição subaquática foi pensada “com o intuito de gerar um novo recife artificial”, unindo “a componente artística à biológica”.

O pedido de TUPEM estará em consulta pública, no site da DGRM, entre 23 de agosto e 12 de setembro.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

  1. Conhecedor do fundo do nosso mar Algarvio esta é um notícia fantástica.
    Projeto super interessante, já existem estruturas por todo mundo subaquático.
    Mas está tem assinatura de um grande artista de cariz nacional.
    Todos ficamos a ganhar o mar fica mais rico e a vida marinha também

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.