Alcoutim: Martim Longo prepara-se para mais uma Feira da Perdiz

ouvir notícia

.

O concelho de Alcoutim prepara-se para receber a sétima edição da Feira da Perdiz, que terá lugar no Pavilhão Desportivo Municipal, em Martim Longo, este fim de semana.

O evento é organizado pelo Município de Alcoutim, tem entrada gratuita e “visa, essencialmente, a promoção das extraordinárias condições cinegéticas do concelho”, frisa e edilidade alcouteneja.

A abertura oficial está marcada para dia 8 (sábado), às 10h00. Antes disso, terão lugar, fora do recinto da feira, a Taça de Portugal de Caça Prática, pelas 07h00, e uma caçada aos coelhos, com início marcado para as 08h00. A primeira destas atividades decorrerá na Zona de Caça Associativa de Castelhanos e Laborato e na Zona de Caça da Associação de Caçadores de Medronhais, já a caçada aos coelhos terá lugar na Zona de Caça Turística de Pereiro.

- Publicidade -

O certame vai contar com a presença de stands de empresas e associações do setor, exposições de espécies cinegéticas, concursos de cães, demonstrações de caça com cães de parar, falcoaria, artesanato, gastronomia regional e algumas atividades radicais dirigidas aos mais novos.

A animação musical estará a cargo de Ivete Mangalho e Rolinhas (dia 8, às 21h00) e do grupo de musica popular portuguesa “Arco da Velha” (dia 9, às 21h00).
Para além dos momentos de animação e convívio, a feira vai ser palco de momentos de esclarecimentos e debate com dois colóquios subordinados aos temas “A nova variedade da doença hemorrágica viral e a crise do coelho bravo” e “A caça em áreas protegidas e classificadas”, agendados para o dia 8, pelas 11h30.

A abertura da feira, nos dois dias, acontece às 10h00 da manhã. O encerramento é à meia-noite, mas as tasquinhas continuam abertas até às 02h00 da madrugada.

Refira-se que o nome da feira, dedicada à caça em geral, deve-se ao facto de a perdiz vermelha, uma das mais importantes espécies cinegéticas da nossa fauna e muito cobiçada pelos caçadores, ser particularmente comum nesta região apesar de ter sofrido um marcado declínio na Península Ibérica. Em Alcoutim não é raro sermos surpreendidos por um bando de perdizes vermelhas a atravessar a estrada.

“Sabores da Serra e do Rio” até final do mês

No primeiro dia da Feira da Perdiz (sábado, 8 de novembro) será apresentada, às 20h00, a segunda edição do Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim “Sabores da Serra ao Rio”, com um “show cooking” (demonstrações de cozinha ao vivo).

Este festival decorre até ao dia 30 de novembro um pouco por todo o concelho e, como o próprio nome indica, pretende promover os sabores e os pratos típicos confecionados com produtos do rio Guadiana (o peixo do rio) e da serra (com especial destaque para os pratos de caça).

O visitante pode saborear algumas das iguarias da gastronomia serrana em 14 restaurantes do município de Alcoutim: “O Camané”, “O Soeiro”, “Riverside Tavern”, “Monte Branco”, “O Poço Novo”, Casa de Pasto “Cantarinha do Guadiana”, “O Chaparral”, “A Taberna do Ramos”, “Chada da Aroeira”, “Pôr do Sol”, “Figo Verde”, Casa de Pasto “Rodrigues”, “Tá-se Bem Beach Club” e “Café Central”.

“A realização deste festival tem como principais objetivos a promoção e a valorização da gastronomia do concelho e surge da consciência plena de que a qualidade da nossa gastronomia há muito que merecia ser enaltecida desta forma”, referiu recentemente o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves.

“A Gastronomia é reflexo de cultura de um povo e é essa cultura, a cultura do saber e do sabor, que nós queremos potenciar”, declarou ainda o autarca.
.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.