Aldeia de Cacela Velha volta a ficar mais branca no Dia da Cal

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

Na segunda edição do “Caia-me”, voluntários poderão voltar a caiar a aldeia de Cacela Velha, em Vila Real de Santo António, no sábado, dia 18 de maio, das 09h00 às 18h00.

Na vila histórica de Cacela Velha o uso da cal branca no revestimento das fachadas contribui para o carácter distintivo desta aldeia. “Nos últimos anos tem-se perdido o secular hábito dos habitantes manterem e caiarem as suas fachadas e muros comuns o que, entre outros factores, tem contribuído o empobrecimento do carácter e imagem do núcleo histórico de Cacela Velha”, revela o Centro de Investigação Património Cacela (CIPC).

Segundo este centro, na sequência da primeira edição do “Caia-me”, promovida em maio do ano passado, com a colaboração de mais de duas dezenas de voluntários que “com o seu empenho e motivação fizeram de Cacela Velha um lugar mais branco, limpo e luminoso”, a organização irá este ano dar continuidade à iniciativa.

- Publicidade -

Neste dia pretende-se “contribuir para a dignificação do espaço público de Cacela Velha; revalorizar materiais e práticas ancestrais no contexto da arquitectura tradicional; promover a troca de práticas e conhecimentos relacionados com os usos da cal; envolver a população, agentes locais e público em geral na conservação e valorização do núcleo histórico de Cacela Velha”, reforça o CIPC.

Para mais informações contacte o número de telemóvel 281 952 600 ou o mail [email protected].

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.