Alunos da Escola de Hotelaria de VRSA ganham concurso em França

ouvir notícia

Os cinco alunos da EHT-VRSA premiados em terras francesas

Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António arrecadaram dois primeiros, um segundo, um terceiro e um quarto prémios na terceira edição do Troféu do Paludier, concurso de cozinha e restauração que decorreu na última semana na localidade francesa de Guérande.

Fábio Domingues e Isa Sebastião conseguiram o primeiro e o segundo lugar, respetivamente, no concurso de cozinha. Tiago Santos foi o primeiro classificado no concurso de bar. Tiago Correia e Ana Almeida obtiveram o terceiro e o quarto lugares, respetivamente, no concurso de serviço de mesa.

No concurso de cozinha, os participantes tiveram de preparar uma entrada para seis pessoas, com as vieiras como ingrediente principal, bem como um prato principal à base de coelho. O concurso de bar consistiu na realização de alguns cocktails típicos de hotelaria, bem como de criações originais à base de licor local. No concurso de serviço de mesa, os concorrentes tiveram de identificar cerca de uma dezena de queijos franceses, preparar uma mesa para duas pessoas dedicada ao tema de São Valentim, trinchar um magret de pato e elaborar o respectivo empratamento, bem como flambear uma sobremesa com pêssegos em calda.

- Publicidade -

O concurso decorreu no Liceu Profissional Olivier Guichard, sob a organização daquela instituição e do Comité de Jumelage de La Baule, e contou com a presença de alunos de três escolas de hotelaria: Guérande (França), Homburg (Alemanha) e Vila Real de Santo António (Portugal).

“Os resultados alcançados por estes alunos são um testemunho da qualidade de formação prestada pelas Escolas de Hotelaria e Turismo, capaz de competir com as suas congéneres europeias e, inclusive, de as superar”, considera David Murta, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António.

O convite para participação neste concurso derivou dos processos de geminação dos municípios de Castro Marim e de Vila Real de Santo António com os seus congéneres franceses de Guérande e La Baule. De acordo com David Murta, a participação algarvia naquele concurso “foi o culminar de um processo de troca de experiências já encetado ao longo do ano passado, fruto da geminação entre Castro Marim e Guérande, e que se traduziu na ida a Guérande de dois formadores da EHT-VRSA e da vinda de uma equipa do Liceu Profissional de Guérande a Vila Real de Santo António”.

A ocasião serviu, igualmente, “para aprofundar a troca de conhecimentos com o Liceu Profissional de Guérande” e “projectar outras iniciativas, entre as quais o programa COMENIUS, oportunidades de estágio, intercâmbio entre alunos e professores, promoção de produtos, bem como o desenvolvimento de outras potencialidades”, explica o mesmo responsável.

No final da cerimónia da entrega de prémios foi lançado o desafio à EHT de VRSA para organizar o próximo concurso, em 2012.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

  1. É com muito orgulho que vejo publicada esta notícia. Nos confins de Portugal também se ensina, também se aprende…
    Parabéns aos alunos participantes e aos seus formadores pelo excelente trabalho (lol).
    Agora é dar continuidade ao trabalho realizado, e os resultados continuarão a aparecer!
    Saudações hoteleiras.

  2. Sim, resta referir a ajuda e conselhos que recebemos dos nossos formadores na preparação desta prova, bem como pela formação dada ao longo do nosso curso. Agradecer aos nossos chefes, Chefe Diogo Pereira, Chefe Humberto Paulos, e Chefe Ismael Valente! Obrigado! Viva a EHT VRSA!!!!
    Isa

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.