Amigos de Tsarnaev acusados de conspiração e obstrução à justiça

ouvir notícia

.

Um suposto favor a Dzhokhar Tsarnaev, o alegado bombista de Boston, pode valer 25 anos de prisão a dois jovens amigos.

Na sequência do atentado da Maratona de Boston, foram detidos três amigos de Dzhokhar Tsarnaev, o suspeito de ter levado a cabo o ataque bombista. Dois deles foram hoje, formalmente, acusados dos crimes de conspiração e obstrução à justiça, correndo o risco de cumprirem uma pena total de 25 anos de prisão.

Naturais do Cazaquistão, com visto de estudante nos EUA, Dias Kadyrbayev e Azamat Tazhayakov terão recebido uma mensagem por telemóvel suspeita, na noite de 18 de Abril.

- Publicidade -

De acordo com as autoridades, Dzhokhar Tsarnaev pediu aos amigos que fossem ao seu quarto da residência universitária de Dartmouth e retirassem o que lá estivesse.

Os suspeitos recolheram um computador portátil e uma mochila, que continha restos de foguetes, cuja pólvora teria sido usada no fabrico das bombas artesanais (duas panelas de pressão cheias de pregos e esferas metálicas).

Computador e mochila de Dzhokhar despejados numa lixeira

Os jovens Cazaques levaram os objectos para casa, um apartamento na cidade de New Bedford, acabando, horas depois, por despejá-los numa lixeira próxima.

O terceiro amigo de Dzhokhar, Robel Philipos, detido juntamente com Kadyrbayev e Tazhayakov, no início de Maio, encontra-se em prisão domiciliária, depois de ter mentido às autoridades.

Alvo de acusações mais graves, os jovens oriundos da Ásia Central incorrem numa pena de 20 anos de prisão pelo crime de obstrução à justiça e cinco por conspiração.

A procuradora do caso, Stephanie Seigman, explicou, à saída da audiência de hoje, que irá também requerer a deportação de ambos após cumprirem a pena.

Robert Stahl, advogado de Kadyrbayev, recordou “o estado de choque” do seu cliente após o atentado e que ele “não tem nada a ver com o ataque”.

“Eles cooperaram com a Justiça após terem sido detidos”, esclareceu Harlan Protass, o representante legal de Tazhayakov.

Dzhokhar Tsarnaev é acusado de ter levado a cabo, juntamente com o irmão Tamerlan (morto pela polícia dias depois do ataque), o atentado da Maratona de Boston, no passado dia 15 de Abril, que provocou três mortos e 264 feridos.

Ricardo Lourenço (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.