António Branco é o mandatário do Bloco de Esquerda pelo Algarve

O cabeça de lista do Bloco pela regiãoé José Gusmão

ouvir notícia

António Branco vai ser o mandatário do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Faro, avançou o Secretariado da Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda/Algarve na terça-feira, dia 23 de janeiro.

O ex-reitor da Universidade do Algarve anunciou através de declaração nas redes sociais as razões que o levaram a aceitar o convite do BE e a “sair do silêncio para o espaço público em
que os grandes combates políticos se travam”. António Branco considera que estas eleições “serão especialmente importantes para a definição da qualidade das respostas […], ou seja, para as escolhas que orientarão as futuras políticas públicas destinadas a resolver os problemas mais graves”.

O mandatário do Bloco de Esquerda faz também referência ao contexto da representação política no Algarve, nomeadamente à representação da esquerda no parlamento: “Na última legislatura, fez muita falta ao Algarve a sua representação parlamentar do Bloco de Esquerda. Todos os estudos de opinião mostram que o Bloco está em condições de recuperar essa representação”, afirma.

António Branco considera que o cabeça de lista do Bloco de Esquerda pela região, José Gusmão, será “um deputado de grande qualidade, permanentemente envolvido nos problemas mais prementes da região e comprometido com a urgência de melhorar as suas realidades económico-sociais”. Por outro lado, encara a presença de Guadalupe Simões no segundo lugar da lista como um sinal “de abertura do Bloco de Esquerda à sociedade civil e aos ativistas que tanto têm pugnado pelos serviços públicos de qualidade”.

António Branco nasceu em Malange (Angola), em 1961. Em 1989, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em janeiro de 1999 doutorou-se em Literatura (Literatura Portuguesa Medieval). É desde 2003 professor associado em Didáticas das Línguas e das Literaturas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, tendo aí realizado a sua agregação em Comunicação, Cultura e Artes, em junho de 2012, mais precisamente na área do Teatro, em que investiga atualmente.

Na Universidade do Algarve, já ocupou vários cargos dirigentes, entre os quais diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, diretor da Biblioteca e do Arquivo Central e coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Foi também membro eleito do Conselho Geral, entre 2009 e 2013, e diretor do Mestrado e do Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes.

Exerceu o cargo de reitor da Universidade do Algarve entre 2013 e 2017. Atualmente, é presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da mesma universidade.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.