Área Empresarial é vital para dinamização económica de Alte

ouvir notícia

Entrevista ao presidente da Junta de Freguesia de Alte, concelho de Loulé

Localizada no interior do concelho de Loulé, a freguesia de Alte tem uma forte atividade cultural que tem o seu ponto auge durante o mês de Abril com a realização da Semana Cultural. O turismo é uma fonte importante de dinamismo económico apesar do presidente da Junta de Freguesia, Eugénio Guerreiro deixar perceber a vontade de diversificação das atividades económicas e a necessidade de incentivar a fixação de novas empresas

Jornal do Algarve – A aldeia Alte é conhecida por muitos como uma das aldeias “mais portuguesas de Portugal”. Esse preservar do património arquitetónico e cultural é uma mais-valia ou tem trazido consequências negativas para a freguesia?
Eugénio Guerreiro – O facto da aldeia de Alte possuir um património natural, cultural e arquitetónico característico e típico, confere-lhe as características para que seja considerada uma das aldeias mais típicas do nosso país, o que tem sido uma importante mais valia para a freguesia. Isso é determinante para a importância de Alte como destino turístico, sendo uma das localidades mais visitadas do interior algarvio, o que faz com que as suas principais atividades económicas esteja relacionadas com o turismo.

JA – Quais os maiores problemas que diagnostica na freguesia neste momento?
EG – Os maiores problemas que afetam a freguesia atualmente são a falta de emprego, a inexistência de entidades empregadoras, a falta de áreas para a fixação de empresas, a crise da construção civil e a interioridade.

JA – Quais os projetos e obras previstos em que coloca um selo “prioritário” para a freguesia?

EG – As obras prioritárias para a freguesia de Alte neste momento são a conclusão da obra da estrada Alte/Monte Brito/Esteval dos Mouros, que inclui o abastecimento de água a Monte Brito, a colocação em funcionamento do sistema de abastecimento de água e esgotos das Sarnadas, a repavimentação da estrada Roceiro/Boiças, a repavimentação da estrada Sta. Margarida/Cerro, a pavimentação das estradas Vale das Poças/Gavião e Ronceiro/Freixo Verde e o abastecimento de água às localidades de Soidos de Baixo e Júlia.
Os projetos prioritários para a freguesia são a criação de uma área de localização empresarial e uma área habitacional.

JA – De que forma a crise está a afetar a população da freguesia?
EG – A crise afeta a população da freguesia de Alte da mesma forma que acontece nos outros locais, pois nota-se o aumento do desemprego, há um sentimento geral de falta de confiança, houve um aumento dos furtos e há uma diminuição generalizada do poder de compra das pessoas, o que implica uma diminuição da sua qualidade de vida, privando-as de alguns hábitos de consumo e de algumas regalias.

JA – Qual o rumo que tem traçado em termos de desenvolvimento para a freguesia?
EG – A estratégia de desenvolvimento que eu defendo para a freguesia passa sobretudo pela continuação da melhoria das acessibilidades, aumento dos sistemas de abastecimento de água às diversas localidades, criação de uma área habitacional e de uma área empresarial, de iniciativa pública e a continuação das atividades culturais de promoção da freguesia.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

PJ detém homem por abuso sexual de criança em Loulé

A Polícia Judiciária (PJ), procedeu, na segunda-feira, dia 6 de maio, em Loulé, à...

Em Albufeira é possível degustar vinho e música no “Notas das Adegas”

O “Notas das Adegas” regressa a Albufeira, com duas novas sessões. No próximo dia...

Olhão dinamiza evento de skate e cultura

No próximo dia 11 de maio vai decorrer o Olhão Skate Fest, com início...

Faro apoia com 2,5 ME os agrupamentos de escolas do concelho

O município de Faro vai apoiar este ano os agrupamentos de escolas com um...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.