Armação de Pêra de novo ao combate à praga de mosquitos

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

A Câmara Municipal de Silves encontra-se a realizar operações de desinfestação de locais referenciados de maior risco ao aparecimento de mosquitos, de modo a evitar ao máximo o surto destes insetos em Armação de Pêra como ocorreu no verão de 2013

Como foi tão falado e vivenciado por todos aqueles que frequentaram as praias da localidade de Armação de Pêra no verão transato, esta anormal praga de mosquitos obrigou milhares de turistas a abandonarem as praias e locais próximos destas por não ser possível suportar este número excessivo de insetos que assolou a região.

Agora, a autarquia tem realizado todos os esforços de modo a prevenir que o mesmo suceda este ano.

- Publicidade -

Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, referiu recentemente que “não iremos erradicar os mosquitos, mas queremos controlá-los para impedir o surgimento de quaisquer focos perturbadores do bem-estar das pessoas”. Encontram-se a ser colocados herbicidas e inseticidas em todas as áreas de maior risco, pelo que as ações de tratamento e de prevenção, segundo a autarca, “foram iniciadas mais cedo, até porque têm feito dias de grande calor, propícios ao aparecimento destes insetos”.

Poluição das águas também constituiu problema

O aparecimento deste número anormal de insetos no ano passado também foi propiciado pela abertura da ribeira, cuja ligação ao mar costuma estar interrompida no verão de modo a não afetar as zonas balneares. Foi também neste local junto a Armação de Pêra que este foco de mosquitos se avolumou, pelo que esta situação terá igualmente de ser evitada este ano se a pretensão é a de garantir uma boa qualidade de todos aqueles que visitam este local. Neste propósito, em anos anteriores os tratamentos só tinham início no final de maio, porém, atendendo à situação que ocorreu em 2013 nesta região, ações preventivas tiveram que obrigatoriamente iniciar-se mais cedo.

As desinfestações deverão manter-se durante os meses no período do verão, porém a autarquia espera não vir a ter que utilizar, como ocorreu no ano passado, um helicóptero Kamov para impedir que situações como esta sucedam, daí esta prevenção começar bem cedo.

Naquela ocasião, a autarquia de Silves ponderou a hipótese do combate ser efetuado com um fogo controlado nas margens da ribeira de Alcantarilha, contudo este meio acabou por ser imediatamente colocado de parte pois os elevados riscos ambientais eram evidentes.

Este ano, como já foi referido, as ações de desinfestação dos locais com um maior risco deste surto anormal de insetos têm sido levadas a cabo com bastante antecedência pois o potencial turístico da região durante o período do verão é também uma das principais razões pelas quais a Câmara de Silves quer evitar ao máximo que situações como as que ocorreram no ano de 2013 aconteçam.

Neste sentido, Rosa Palma conclui que “iremos fazer tudo o que está ao nosso alcance para evitar que os milhares de pessoas que venham passar férias para toda esta zona, sejam perturbadas no seu bem-estar”.

André Santos/JA

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.