Arqueólogos regressam a Aljezur para novas escavações

ouvir notícia

Depois de no ano passado terem descoberto dezenas de vestígios e peças no sítio da Barrada, uma equipa de arqueólogos voltou a Aljezur para uma nova campanha que promete revelar mais “tesouros” arqueológicos.

Uma equipa de arqueólogos já iniciou uma nova campanha de trabalhos no sítio da Barrada, em Aljezur, onde, no ano passado, em apenas 45 dias de escavações arqueológicas, foram desenterrados e identificados 40 silos com materiais islâmicos, junto à escola EB/JI de Aljezur.

Em 2010, foram encontradas neste local várias peças de cerâmica completas, nomeadamente panelas, pratos, copos, cântaros, entre muitas outras, que estavam bem preservados.

- Publicidade -

O local já estava referenciado pelos arqueólogos desde 2003, altura em que tinham sido identificados vários silos com materiais datados dos séculos IX a XI, portanto, com mais de mil anos!

Apesar disso, estas novas descobertas surpreenderam os especialistas, que esperavam encontrar “algo importante”, mas nunca “com esta dimensão”.

“Na campanha de 2010 foram escavados 40 silos ou fossos circulares, tendo sido recuperado um imenso e interessante conjunto de cerâmica de cronologia medieval islâmica (séculos IX a XI), para além de restos de alimentação, nomeadamente uma grande quantidade de conchas de moluscos e bivalves”, revela a Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, que orienta a campanha arqueológica, em parceria com o município de Aljezur.

Segundo os especialistas, os achados sugerem que este local tenha sido provavelmente povoado por famílias rurais, uma vez que os arqueólogos não encontraram armamento ou outros elementos metálicos.

Esta campanha de escavação é coordenada por uma equipa de cinco arqueólogos e envolve outros colaboradores, entre os quais alguns alunos da escola secundária de Aljezur. Os trabalhos decorrem até ao próximo dia 15 de julho, altura em que deverão ser revelados os resultados da campanha.

“Muito do espólio recolhido será exposto no futuro Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Aljezur”, adiantam os responsáveis, esperando que este ano sejam revelados novos achados no sítio da Barrada.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.