Árvore genealógica revela “quem foi quem” em Porches

ouvir notícia

.

Vai ser apresentado em Porches, concelho de Lagoa, no próximo dia 15 de novembro, no Centro Cultural D. Dinis, pelas 16h00, o projeto “Genealogia do Algarve – Freguesia de Porches”, de Nuno Campos Inácio, que tem a intenção de divulgar a “árvore genealógica” da freguesia. Ou seja, como dizem os promotores, “através deste livro pode-se saber quem foi quem em Porches entre 1591 e 1908, pelo que vem a propósito saber um pouco sobre a fundação de Porches, que é complexa, em termos históricos, políticos e administrativos”.

Segundo a história, por aquilo que sabemos, Porches começou por ser um concelho, por desanexação de Silves, nos termos de um foral de D. Dinis, datado 20 de agosto de 1286, tendo a sua sede sido elevada à condição de vila, na mesma data. Isto passou-se há 728 anos, estatuto que foi confirmado por D. Pedro. Só que, posteriormente, D. Fernando resolveu extinguir o concelho e Porches regressou a Silves, como freguesia.
Porém, em resultado da reforma administrativa de 1834, a freguesia de Porches foi transferida do julgado de Silves para Lagoa, a cujo concelho passou a pertencer, o que aconteceu há 180 anos.

A “Genealogia do Algarve” é um projeto regional pioneiro e de elevado valor histórico e cultural que tem o propósito de realizar o levantamento exaustivo dos registos paroquiais do município de Lagoa – neste caso, de Porches – relacionando (listando) todas as pessoas que nasceram, casaram ou faleceram naquela terra entre 1591 e 1908 e, logo que concluído, qualquer pessoa via internet e com um simples “clic” poderá saber qual a sua árvore genealógica. Poderá saber a que ramo e geração familiar pertence, quem foi quem, quando nasceu, onde nasceu e onde morreu – naquele intervalo de tempo – consultando o site www.geneologiadoalgarve.com

- Publicidade -

Dada a importância do projeto, é essencial a presença da população de Porches, “porque nunca se sabe se algum dos presentes passará a saber, de facto, quem foram os seus antepassados e as suas origens”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde
    Estou a escrever a Árvore Geneológica da minha família, com antepassados na freguesia de porches por volta de de 1650.
    Depois de ler a vossa reportagem referente a Nuno Campos Inácio, “a Genelogia do Alfgarve”, descobri a bibbliografia de que necessitava para aceder a datas de nascimento e de óbito que não conheço.
    Como p+osso aceder a essa informação, o site que referem na peça não está a funcionar.
    É possível ajudarem-me?
    Os melhores cumprimentos

    Floriano Lagarto

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.