Aumento do IVA leva câmara a cortar na luz

ouvir notícia

O município de Lagos lançou um Plano de Contenção Energética. As medidas deverão permitir reduzir 20 por cento a fatura de energia eléctrica

A câmara de Lagos elaborou um plano para reduzir o consumo de energia dos edifícios, monumentos e iluminação pública a seu cargo. As medidas, que começaram a ser implementadas na semana passada, traduzem “a resposta da autarquia ao aumento da taxa de IVA de seis para 23 por cento” e procuram “minimizar o impacto negativo deste agravamento na fatura de energia e no orçamento do município”.

“A câmara de Lagos está preocupada com os efeitos da alteração da taxa de IVA na fatura de electricidade e nas despesas de funcionamento, numa altura em que as receitas continuam em baixa e os encargos fixos necessários ao cumprimento das atribuições legais do município se tornam difíceis de reduzir”, salienta a autarquia em comunicado.

- Publicidade -

Para fazer face ao acréscimo da fatura de electricidade, que se fará sentir já a partir deste mês de outubro, a autarquia lacobrigense está a por em prática “um plano de contenção que irá traduzir-se numa redução de 37 por cento do consumo, o que equivale a uma poupança efectiva de cerca de 20 por cento (220 mil euros) na fatura de energia que anualmente atinge os 1,1 milhões de euros.

Para atingir este objetivo de poupança, a câmara vai ter especial atenção em relação aos edifícios municipais, prevendo “a supressão de 50 por cento das luminárias (iluminação do teto), a redução do horário de funcionamento dos sistemas de ar condicionado e a redução do horário de iluminação interior dos Paços do Concelho Séc. XXI”, entre outras medidas.

A iluminação decorativa de monumentos e fontes ornamentais constitui outra das áreas de intervenção. “A partir de agora a iluminação ficará desligada e o horário de funcionamento das fontes será reduzido”, frisa a autarquia.

Uma terceira grande área de intervenção corresponde à iluminação pública de vias urbanas, caminhos, praças, urbanizações e outros espaços públicos.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.