Azinhal acolhe feira Terra de Maio até ao próximo domingo

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
O denominado Laboratório de Gostos proporciona ao visitante a possibilidade de degustar algumas iguarias da gastronomia

Durante três dias, a qualidade dos produtos tradicionais volta a estar em destaque na quarta edição de um certame que começa já a ser apontado como uma referência ao nível das feiras deste género realizadas a sul do país

A partir de hoje, sexta-feira, e até ao próximo domingo, a localidade do Azinhal, no concelho de Castro Marim, recebe a quarta edição da feira Terra de Maio, uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia do Azinhal, que este ano terá como lema “Porque a Terra Tem os Seus Ciclos, os Segredos e a Sua Sabedoria”.

O certame tem como objetivo a promoção e o incremento dos produtos tradicionais de qualidade, dos saberes que a memória ainda guarda, da gastronomia, dos vinhos do Algarve, do sal de Castro Marim, da cabra de raça algarvia, do folclore e da música popular portuguesa.

- Publicidade -

A feira abre ao público hoje, às 17h00, e às 18h45 será inaugurada a exposição “ReCria a Cabra”, uma das novidades desta edição. Esta mostra é o resultado do desafio lançado à criatividade e ao talento dos jovens da região que, a partir de um molde da cabra de raça algarvia, na sala de aula, pintaram e recriaram motivos que definem esta espécie de mamífero ruminante tão característico do nordeste algarvio.

Provas de vinhos e cozinha ao vivo com Chakall
Outro dos pontos fortes da feira será a Grande Mostra de Vinhos do Algarve, que inclui uma prova de vinhos da Quinta dos Vales, de Lagoa, seguindo-se, às 19h15, o Laboratório de Gostos da Qualifica e da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, onde será feita a apresentação e degustação de produtos tradicionais. A encerrar o primeiro dos três dias da Terra de Maio, vai estar a boa música popular portuguesa, com os acordes da Orquestra Chave D’Ouro.

No sábado, e entre outras atividades, decorrerá o workshop de gastronomia e fotografia, pela ALFA, o seminário “A Vinha e o Vinho – O Caso do Sotavento Algarvio”, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a apresentação do projeto “Operação de Charme – Sal de Castro Marim” e a mostra de pratos típicos e degustação de atum pela Confraria do Atum de Vila Real de Santo António. No mesmo dia, destaque ainda para a cozinha ao vivo com a presença do chef Chakall, seguida de uma sessão de autógrafos do livro “Portugal Revisitado”, que é já um sucesso literário. A fechar um dia de grandes músicas, haverá um concerto com o grupo Flor-de-Lis, vencedor do Festival da Canção de 2010.

Queijo de cabra, sal e flor de sal em destaque
O último dia da da Terra de Maio (domingo), começa com o Seminário “Marketing Criativo na Promoção dos Produtos Tradicionais”, pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, às 10h00. Entre as 10h30 e as 18h00 decorre a 1.ª Corrida de Galgos a contar para o campeonato nacional, levada a cabo pela Associação de Galgueiros do Sul. Às 13h00 terá lugar a entrega de prémios do Concurso Cabra de Raça Algarvia, organizado pela Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL).

Durante a tarde, intercalando com a música tradicional portuguesa e o folclore, haverá uma prova de vinhos do Algarve, pela Confraria dos Enófilos e Gastrónomos do Algarve, o workshop de queijo de cabra, pela ANCCRAL, demonstrações equestres pelo Clube Amigos do Cavalo, o show cooking com produtos tradicionais e o workshop sobre sal e flor de sal de Castro Marim.

Nesta quarta edição da Terra de Maio é, ainda, de assinalar a realização de vários ateliês com atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas ao público infantil. De destacar o Ateliê do Burro, realizado em colaboração

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.