Bagnaia vence prova azarada de Miguel Oliveira em Portimão

Miguel Oliveira liderou durante a primeira volta mas foi ultrapassado por Bagnaia no início da segunda

ouvir notícia

O piloto italiano Francesco Bagnaia (Ducati) começou a defesa do título de MotoGP conquistado em 2022 com uma vitória no Grande Prémio de Portugal, em que Miguel Oliveira (Aprilia) foi abalroado por Marc Márquez (Honda) e teve de desistir.

Na primeira prova do Mundial de Velocidade desta temporada, Bagnaia cumpriu as 25 voltas ao traçado do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, em 41.25,401 minutos, deixando o espanhol Maverick Viñales (Aprilia) na segunda posição, a 0,687 segundos, com o italiano Marco Bezzecchi (Ducati) em terceiro, a 2,726 segundos.

O espanhol Marc Márquez, que partia da ‘pole position’, demorou a reagir ao semáforo e viu-se ‘engolido’ pelos pilotos que o seguiam na grelha.

- Publicidade -

Um deles foi o português Miguel Oliveira que, largando do quarto lugar, chegou à primeira curva na liderança do pelotão, depois de ultrapassar Márquez, Bagnaia e o espanhol Jorge Martin (Ducati), que tinha assumido a liderança nos primeiros metros da corrida.

Márquez pareceu ter um início de corrida algo nervoso, pois envolveu-se em toques com vários pilotos.

Miguel Oliveira liderou durante a primeira volta mas foi ultrapassado por Bagnaia no início da segunda, descendo ao segundo lugar.

“Sentia que ainda tinha margem para melhorar pois os pneus ainda estavam frios”, explicou o português, no final.

Contudo, no início da terceira volta, Márquez falhou a travagem para a terceira curva, ainda acertou na Ducati de Jorge Martin antes de embater em cheio na perna direita de Miguel Oliveira, que ficou no chão e teve de ser assistido ainda no asfalto.

Jorge Martin, que conseguiu evitar a queda, ficou com a corrida afetada: desceu até oitavo mas acabou por cair quando já era 11.º e tentava recuperar terreno.

Sem Oliveira no encalço, Bagnaia teve uma corrida mais descansada, tendo só a ameaça do espanhol Maverick Viñales (Aprilia) que, contudo, nunca esteve em posição de ameaçar o primeiro lugar do campeão em título.

O italiano Marco Bezzecchi (Ducati) acabaria por chegar aos lugares do pódio, mas já a quase três segundos do vencedor.

Pelo caminho ficou, também, o companheiro de equipa de Miguel Oliveira, o espanhol Raul Fernandez (Aprilia), por queda, assim como o italiano Luca Marini (Ducati).

Já o também transalpino Fábio Di Giannantonio (Ducati) desistiu por problemas mecânicos.

O francês Johann Zarco (Ducati) foi o quarto classificado, já a mais de oito segundos do vencedor, com o espanhol Alex Márquez (Ducati) em quinto, na frente das KTM do sul-africano Brad Binder e do australiano Jack Miller, respetivamente.

O antigo campeão, o francês Fábio Quartararo (Yamaha) foi o oitavo.

Com estes resultados, Francesco Bagnaia, que já tinha vencido a corrida sprint de sábado, lidera o campeonato com 37 pontos, mais 12 do que o segundo classificado, Maverick Viñales. Bezzechi é terceiro, com 16.

Já o português Miguel Oliveira, que no sábado foi sétimo na sprint, é 16.º classificado, com três pontos.

A segunda ronda do campeonato é o Grande Prémio da Argentina, em 02 de abril.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.