Banco de Portugal prevê crescimento para os próximos dois anos

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

A economia deverá crescer 0,8% no próximo ano e acelerar para 1,3% em 2015, prevê o Banco de Portugal no Boletim Económico de Inverno divulgado esta terça-feira.

Para este ano, o banco reviu em alta a estimativa para o produto interno bruto (PIB) e aponta agora para uma contracção de 1,5%.

No outono, esperava uma queda de 1,6% e no verão estimava 2%.

- Publicidade -

Com base nestes números, que estão próximos das previsões da troika e do Governo (contração de 1,8% este ano e crescimento de 0,8% em 2014), o Banco de Portugal considera que as “atuais projecções confirmam as perspetivas de recuperação gradual da economia portuguesa” e sublinha que a, a partir do final de 2013, “deverá registar taxas de variação homólogas do PIB positivas”.

Nos próximos dois anos, o emprego deverá apresentar taxas de crescimento anuais de 0,5%. Ainda assim, o saldo do emprego no período 2011-2015 será claramente negativo.

Nas exportações, que deverão apresentar ritmos de crescimento sempre superiores a 5% entre 2013 e 2015, o banco espera um “crescimento robusto” devido ao “perfil de aceleração da procura externa” a “par de ganhos de quota de mercado”.

João Silvestre (Rede Expresso)

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.