BE/Algarve considera “inaceitável” o aumento do preço da água

O partido continua preocupado com “o período prolongado de seca que continua a atingir o Algarve ao longo de vários anos”

ouvir notícia

A Comissão Coordenadora Regional do Bloco de Esquerda (BE) do Algarve reuniu com a direção da Águas do Algarve em Alcantarilha e considera “inaceitável” o aumento do preço da água com a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou o partido.

Durante a reunião, que teve como objetivo “discutir e avaliar algumas matérias que estão sob a responsabilidade daquela empresa intermunicipal”, o partido afirmou que o PRR não será a “varinha mágica” para solucionar os principais problemas do Algarve.

“Torna-se fundamental que haja uma comissão de acompanhamento da sua implementação a nível nacional, incluindo no Algarve, pois o ‘seguro morreu de velho’. São necessários muito mais investimentos públicos na região fora do PRR”, acrescenta.

- Publicidade -

O BE/Algarve quis ainda saber o ponto de situação do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, da construção da dessalinizadora, do combate às perdas de água, da reutilização das águas residuais e da captação de água no Pomarão.

O partido considera que o plano de eficiência hídrica “terá um impacto muito diminuto no combate à seca e às alterações climáticas” e que “será inaceitável depois da sua concretização, em 2026, que se verifique um aumento das tarifas de água no consumidor final como vêm defendendo o presidente da Associação de Municípios do Algarve e o Governo, como contrapartida aos investimentos previstos no âmbito do PRR”.

Apesar de tudo, o partido continua preocupado com “o período prolongado de seca que continua a atingir o Algarve ao longo de vários anos”.

“Embora esteja garantido o abastecimento público de água à população no corrente ano, existe alguma apreensão na disponibilidade das reservas hídricas para os anos seguintes”, alerta.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.