BE exige que o Governo diga quais as escolas que vão fechar no Algarve

ouvir notícia

O ministro da Educação anunciou que vão ser encerradas 266 escolas em todo o país

O Bloco de Esquerda (BE) acaba de exigir ao Governo que esclareça “imediatamente” quais são as escolas do 1.º Ciclo que irão encerrar no Algarve e quais são os critérios para tal decisão.

Recorde-se que o ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou na passada sexta-feira que iria encerrar de imediato, em todo o país, 266 escolas do 1.º Ciclo com menos de 21 anos. A medida insere-se no processo de reorganização da rede escolar, que tinha sido iniciado pelas anteriores ministras da Educação.

“Segundo uma suposta lista ‘clandestina’ de escolas a encerrar a nível nacional, estaria previsto o encerramento de uma escola em Monchique, quatro em Vila do Bispo, uma em Querença (localidade onde existem recentes projectos de intervenção destinados a evitar a sua ‘morte’), entre outras a nível de distrito”, diz o Bloco num comunicado enviado às redações.

- Publicidade -

Uma vez que se desconhece a incidência regional destes encerramentos, os bloquistas consideram que “urge que no que respeita ao Algarve sejam dados esclarecimentos imediatos, com vista a evitar o aprofundamento das assimetrias já existentes”, defende o BE numa pergunta dirigida ao Ministério da Educação, através da Assembleia da República.

O BE recorda que os resultados preliminares dos Censos 2011 apontam os concelhos de Alcoutim, Monchique e Vila do Bispo como dos “mais atacados” pelas perdas demográficas e de investimento. No mesmo sentido, os bloquistas querem saber que garantias existem de que os concelhos do interior da região, que “vivem o drama da falta de investimento e da perda de população”, não serão “duplamente punidos” com o encerramento de escolas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.