Biblioteca de Loulé apresenta exposição sénior “Ser idoso é”

ouvir notícia

Idosos algarvios aderem à fotografia digital e promovem reflexão sobre o envelhecimento

A Biblioteca Municipal de Loulé inaugurou esta segunda-feira uma exposição de fotografia onde um dos requisitos obrigatórios para os participantes era serem “maiores de idade”. Os utentes de quatro IPSS da região pegaram em máquinas fotográficas digitais para explicar o que é ser idoso

- Publicidade -

Vários idosos e utentes de quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Algarve foram convidados a concluir a frase “Para mim ser idoso é…” com fotografias. A iniciativa foi acolhida com entusiasmo pelos utentes e após uma seleção feita pelos técnicos do Centro Paroquial de Paderne, do Centro Comunitário da Fundação António Aleixo, da Santa Casa da Misericórdia de Loulé e da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, eis que foi inaugurada uma exposição.
Até ao final deste mês, a Biblioteca Municipal de Loulé é a anfitriã desta exposição fotográfica que os responsáveis garantem que é reveladora. A exposição deverá passar posteriormente pelos concelhos destes fotógrafos amadores séniores embora o calendário ainda não esteja definido.
Se em muitos casos as imagens retratam a solidão ou o sentimento de exclusão ou abandono ou deixam perceber que o voltar a estar dependente de outrem é incómodo, outras fotografias estão recheadas de esperança, humor e perspicácia.
Cada fotografia selecionada para integrar esta exposição é acompanhada por uma pequena explicação do autor, uma técnica designada por Photovoice. “Houve uma senhora que quis tirar uma fotografia a ela e escreveu: Ainda estou à espera de casar com esta idade”, exemplifica Tânia Palma.
“Penso que é interessante que eles (…)

JA/SCS
[peça publicada na íntegra na edição papel do Jornal do Algarve de 15 de setembro de 2011]
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.