Biblioteca Municipal de Faro dedica mês aos 50 anos do 25 de abril

ouvir notícia

Durante este mês, a Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, assinala os 50 anos do 25 de abril, com um conjunto de atividades culturais alusivas à efeméride.

A mostra bibliográfica “A Palavra Proibida” estará patente no edifício da biblioteca, dando a conhecer algumas das muitas obras de autores nacionais e estrangeiros que foram proibidas ou censuradas durante o Estado Novo, estando também visíveis relatórios com as “justificações” do ato censório. Esta mostra é realizada no âmbito da programação conjunta da BIBAL, Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve.

Do dia 15 ao 29 de abril pode ser visitada, no átrio, a exposição “Alterações da Toponímia Local após o 25 de abril”, organizada pelo Arquivo Municipal de Faro, que apresenta alguns exemplos das alterações da toponímia farense, uma das formas utilizadas pela Administração Pública para fazer esquecer as principais figuras do Estado Novo.

- Publicidade -

Para as escolas do concelho, Ana Ventura irá dinamizar, no dia 16 de abril, pelas 10h00 e as 11h00, uma “Hora do Conto Encenada”, com a história “O menino que gritou para dentro”. Às 14h00, a mesma autora apresentará “Ninguém podia Imaginar – um lápis azul que só tinha vontade de acabar com a felicidade”.

“Quando a Poesia Acontece”, a tertúlia poética dinamizada pelo Elos Clube de Faro, trará as canções de ABRIL, com participação da Tuna Académica da UATI, dirigida pela Profª Rosinda Vargues, no dia 18 de abril, pelas 17h30.

No dia 20 de abril, às 21h30, acontece a peça de teatro, “Frente a Frente”, de Ana Cristina Oliveira e António Gambóias, em co-produção com a Associação Música XXI e o Teatro doismaisum, que questionará “revolução não aconteceu na revolução”.

“Lápis Azul”, patente entre 29 de abril e 11 de maio, irá também assinalar o dia Internacional da Liberdade de Imprensa, dia 3 de maio. Organizada pelo Arquivo Municipal de Faro, expõe documentos do acervo do Arquivo Histórico Municipal que testemunham a pressão da censura e a ausência de liberdade de expressão, nomeadamente em jornais regionais e outras publicações.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.