Cacela Velha transforma-se na capital da poesia por um dia

ouvir notícia

As ruas daquela localidade do concelho de Vila Real de Santo António vão encher-se de poesia no próximo domingo

Os recantos de Cacela Velha, concelho de Vila Real de Santo António, voltam a encher-se de poesia, no próximo doimingo, dia 16, com mais uma edição do ciclo “Poesia na Rua”.

O evento tem como ponto de partida a herança poética de Ibn Darraj al-Qastalli, natural de Cacela, onde nasceu em 958, bem como de outros poetas que escreveram sobre Cacela Velha ou aqui viveram, como são os casos de Abû al-‘Abdarî, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Teresa Rita Lopes ou Adolfo C. Gago.

Na edição deste ano, além das sessões de poesia, dos estendais de poemas, dos debates e das apresentações de antologias, haverá um mercado de rua com livros e produtos locais. “Poesia na rua” constituir-se-á, assim, como um grande momento cultural em redor das palavras escritas ou ditas em voz alta, mas também de animação, de festa e de partilhas.

- Publicidade -

A iniciativa começa logo de manhã, às 10h00, com o início do denominado “Estendal de Poesia” e com diversas atividades infantis e jogos poético-populares, onde se inclui a Caça ao Poema, a oficina criativa “Ria de Afetos e Peixinhos Poético”, bem como a Hora do Conto “Histórias que Rimam”.

A partir das 15h30 Teresa Patrício abordará “A Torre de Marfim Não é de Cristal”, de Almada Negreiros. Meia hora depois será apresentada a antologia “Algarve: 12 a Sul do Séc. XXI”, que incluirà conversas com os autores e leitura de poemas. Ás 16h45 acontece a apresentação da coletânia “Poetas do Guadiana”.

A homenagem a António Ramos Rosa começará às 17h15 e incluirá exposição de desenhos do autor e leitura de poemas, bem como a presença de Gisela Ramos Rosa e de Manuel Madeira. Ás 18h00 começa o debate dedicado ao tema “A Poesia Não Faz Sentido”. Para fechar este segundo período, a partir das 18h45 será efetuado um percurso poético sobre as heranças poéticas do al-Andaluz.

A última fase desta iniciativa começa às 21h30 e inclui a denominada Festa da Poesia, com “Poemas ao Ritual da Igrejinha”, que contará com a participação da Banda Filarmónica de Vila Real de Santo António.

Para o encerramento está agendada uma sessão de leitura de poemas com António Cabrita, António Antunes, António Mestre, Eládio Orta, Eliseu Miguel, Fernando Esteves Pinto, Gisela Ramos Rosa, José Carlos Barros, José Cruz, Manuel Madeira, Maria Gilberta Fernandes, Miguel Godinho, Pedro Afonso, Pedro Tavares, Rui Dias Simão, Tiago Nené e Vítor Gil Cardeira.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.