Câmara de Lagos atualiza tarifas da água para reduzir prejuízos

ouvir notícia

O tarifário da água vai sofrer uma atualização no município de Lagos já a partir de janeiro de 2012.

Segundo a autarquia, a estrutura do tarifário vai sofrer alterações, passando a ter “uma componente fixa para cada um dos serviços, a pagar por todos os consumidores, quer tenham ou não consumos”, a que a câmara apelida de “tarifa de disponibilidade”.

A ideia é “ajudar a suportar o investimento realizado pela autarquia em infraestruturas e sua conservação, manutenção e substituição”.

- Publicidade -

A outra alteração prende-se com “uma componente variável, a faturar em função dos consumos de água e de acordo com escalões que procuram incentivar um uso racional e moderado desse bem tão precioso para a defesa do ambiente”, informa a câmara de Lagos.

Segundo a autarquia, “o novo tarifário procura reduzir a diferença entre os preços reais do custo destes serviços e os valores que são cobrados aos consumidores”. O objetivo é “baixar gradualmente o défice de exploração dos três setores (água, resíduos sólidos e águas residuais) – que, nos últimos três anos, somou um prejuízo superior a 15 milhões de euros – e garantir a continuidade e qualidade do serviço prestado às populações”.

De acordo com um estudo realizado, o município de Lagos encontrava-se na sexta posição da faturação mais baixa relativamente aos 16 municípios do Algarve, num grupo de municípios mais pequenos e do interior, muito aquém dos valores praticados pelos demais municípios do litoral.

“Apesar desta atualização necessária e obrigatória, o tarifário praticado pelo município de Lagos continuará a garantir um preço socialmente aceitável de acessibilidade aos serviços”, salienta a câmara.

Por outro lado, a autarquia garante que vai continuar a aplicar tarifários especiais para as famílias mais carenciadas do concelho.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.