Candidatos socialistas assumem compromisso regional no Fórum Autárquico do PS

ouvir notícia

.

Os 16 candidatos socialistas à presidência das câmaras municipais do Algarve e a Federação Regional do Algarve do PS assumiram um compromisso regional para “devolver a esperança aos algarvios”, subscrito por todos no final do 7.º Fórum Autárquico Regional, que decorreu no sábado em Faro.

Neste sentido, os candidatos assumiram um conjunto de compromissos autárquicos comuns de âmbito regional, que serão incluídos nos respectivos programas eleitorais, para serem cumpridos ao longo do seu mandato.

A prioridade dos candidatos socialistas será a “dinamização económica direcionada para a criação de emprego”, estruturando o contrato político local com os cidadãos em “políticas responsáveis e projetos exequíveis e sustentáveis”, do ponto de vista social, económico e ambiental.

- Publicidade -

O aprofundamento e desenvolvimento das políticas sociais e das redes sociais municipais será outra área privilegiada de intervenção, passando pela harmonização de políticas facilitadoras à promoção de um concelho saudável, em articulação com os serviços desconcentrados da Administração Central e com o tecido social da região.

A valorização das redes locais é outro dos objectivos preconizados. Os socialistas propõem-se desenvolver parcerias locais no âmbito da dinamização do conhecimento, cultura e desporto, criar condições para o desenvolvimento de uma cidadania solidária e fomentar um modelo de autarquia “de proximidade, transparente e moderna”, nomeadamente através da “implementação ou aprofundamento dos orçamentos participativos e dos conselhos municipais de juventude”.

Finalmente, os candidatos socialistas assumiram um compromisso para a instituição em concreto da região administrativa do Algarve, propondo-se trabalhar com o Governo e a Assembleia da República para a clarificação das atribuições e competências dos vários níveis da administração local e regional, “corrigindo os erros recentes em matéria de fusão e união de freguesias ao arrepio da vontade das populações” e “cumprindo o preceito constitucional de instituir em concreto as regiões administrativas, como verdadeiras autarquias locais de âmbito supramunicipal dotadas de legitimidade democrática”.

“Os candidatos do Partido Socialista no Algarve estão à altura desta exigência e deste compromisso”, afirmou o presidente do PS Algarve, António Eusébio, acrescentando que os candidatos “têm a visão, a dedicação, o trabalho, a responsabilidade e a ética para responder positivamente perante novas e inovadoras políticas sociais e económicas no sentido de potencializar as especificidades dos seus municípios”.

Neste contexto, justificou o presidente do PS-Algarve, a Carta de Compromissos Autárquicos 2013/2017 “propõe-se contribuir para a parametrização e coerência na construção dos contratos eleitorais que os candidatos pelo PS assumem com cada um dos seus concidadãos”, porque as “as obras do futuro são as pessoas”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.