CANELA mais FINA

Estacionamentos (temporariamente) gratuitos

 

 

Alguns meses atrás foram afixados grandes outdoor’s nas vias do nosso Concelho, que anunciavam: «Estacionar em VRSA nunca foi tão fácil – Colocamos à sua disposição 900 lugares gratuitos». Passados poucos meses fomos informados que uma enorme parte das vias nossa Cidade e também de Monte Gordo iriam estar subordinadas a parqueamento pago.
Não é uma boa medida para os dois burgos com vocação comercial e turística, e estou certo que há mais “contras” do que “prós” à anunciada estratégia que visa fundamentalmente arrecadar mais uns cobres para satisfazer a “nossa” voraz e insaciável contabilidade urbana.
É interessante constatar como os políticos – alguns políticos – que poderão não ser competentes, mas todos eles possuidores de grande “ratice”, nos ludibriam, ou ao menos tentam, usando a velha e gasta técnica “do fumo nos olhos”. Cativam-nos com a cenoura e dão-nos com o pau… anunciam-nos com letras garrafais uma “regalia” gratuita, quando já está na gaveta mais um projeto que mexerá nos bolsos do Cidadão aplicando-nos mais um imposto, e usando o habitual e ilusório pretexto da finalidade social para dourar a pílula. Chamam-lhe: “retorno financeiro para políticas de ação social” – Será uma frase extraída da coletânea “Reflexiones de Fidel” de Fidel Castro Ruz, do “Kapital” de Karl Marx, ou das Aventuras de Robin dos Bosques?…
Mas como diz o provérbio, «non tutto il male viene per nuocere», e analisando a medida com espírito construtivo fico contente, porque o parqueamento pago vai pôr finalmente fim a uma situação que a apatia, o desleixo, ou uma estratégia para “beneficiar” o comércio citadino permitiram, consentindo ao longo dos anos o estacionamento de viaturas encima dos passeios da nossa Cidade, deixando esta prática de ser um recurso de emergência para ser um direito da maioria dos condutores que se habituaram a ter o seu carro, se possível à sombra, se possível junto à residência, se possível junto ao café, se possível junto ao banco, se possível junto à repartição, se possível junto padaria, etc. esquecendo que há imensos casos pessoais em que a ocupação dos passeios cria situações de desconforto e até de perigo para a circulação de muitos cidadãos afetos com deficiências físicas, idosos, senhoras grávidas ou com bebés, etc. e isto acontece curiosamente numa Cidade que ostenta a bandeira de Excelência do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) e passou a integrar a rede «Cidades e Vilas de Excelência». Este galardão, segundo a Câmara de VRSA, distingue «os progressos do município, desenvolvidos ao longo dos últimos oito anos, em matéria de acessibilidades. Esta distinção coloca igualmente em destaque a aposta do município nas políticas de “mobilidade para todos”». COMO DISSE?…
Aquilo que as Autoridades locais, não souberam, não quiseram, ou não puderam fazer – quiçá por falta de meios –, será agora, certamente, imposto pela empresa que ganhar a exploração dos estacionamentos pagos, que não permitirá nem sequer um carro encima dos passeios, porque cada infrator representa menos uma contribuição pecuniária para os seus cofres e consequentemente um prejuízo para o seu exercício financeiro.

[email protected]

Luigi Rolla

Deixe um comentário

Exclusivos

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.