Castro Marim: Altura é freguesia há 21 anos

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

A Junta de Freguesia de Altura, no concelho de Castro Marim, comemorou o seu 21.º aniversário. A data foi assinalada, esta quarta-feira, com uma cerimónia onde foram homenageados três antigos comerciantes da freguesia, “pelo contributo social que entregaram à comunidade alturense”.

Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Altura quis homenagear a profissão de comerciante, que outrora extrapolava as barreiras do negócio e desempenhava na sociedade um papel patriarcal.

Numa época em que havia falta de dinheiro e de comida e em que o ensino não era acessível à esmagadora maioria da população, os comerciantes acabavam por facilitar a venda fiada e saciar as numerosas famílias em dificuldade e, em simultâneo, ajudá-las com questões mais burocráticas.

- Publicidade -

Presentes na cerimónia estiveram o presidente da Assembleia Municipal de Castro Marim, José Luís Domingos, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral, o presidente da Assembleia da Junta de Altura, António Gomes, e a presidente da Junta de Freguesia de Altura, Nélia Mateus, que realçou o papel social e afetivo dos homenageados.

O presidente da câmara municipal sublinhou a “singeleza e beleza” da cerimónia e a “justiça” da homenagem. Francisco Amaral salientou ainda a “importância de ouvir as pessoas”, no caso os alturenses, o que “permite estarem já algumas obras e projetos em curso na freguesia”.

Depois das homenagens, uma delas póstuma, as comemorações continuaram com a atuação do Rancho Folclórico de Martim Longo.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.