“Castro Marim tem potencialidades que estão subaproveitadas”

ouvir notícia

Célia Brito, presidente da Junta de Freguesia de Castro Marim eleita pelo PS, em entrevista ao Jornal do Algarve

Como encontrou a freguesia quando assumiu funções?
Encontrei uma Junta de Freguesia com uma gestão financeira controlada. Contudo, a necessitar de requalificação a nível das instalações, equipamentos, viatura e uma população na expectativa de novos projectos e actividades.

O que é que mudou com o novo executivo da Junta?
A grande mudança foi o envolvimento da população nos projectos da autarquia. Descentralizámos as Assembleias de Freguesia, envolvendo e indo de encontro às necessidades da população, escutando os seus anseios, problemas, delineando soluções em conjunto. Também tentamos envolver os castro-marinenses em actividades como os Dias Medievais ou o Carnaval.

Quais as obras de maior relevância efectuadas nos últimos anos?
A requalificação do forte de S. Sebastião e do Revelim de Santo António, bem como a construção da Biblioteca Municipal. Contudo, a freguesia de Castro Marim detém potencialidades a nível de património histórico e turístico que estão subaproveitadas e poderiam ser convertidas em soluções de emprego.

O que é que faz mais falta à freguesia neste momento?
Um dos problemas da freguesia que urge ser resolvido é a falta de emprego. Deparamo-nos com um concelho onde a política não tem sido a de criar postos de trabalho. A aposta ao incentivo de investimentos próprios e a fixação de empresas que proporcionem condições de emprego e fixação de jovens constituirá uma solução. É impensável que Castro Marim reúna potencialidades e não disponha de uma zona industrial. Só com medidas empregadoras e áreas de negócios se conseguirá minimizar o desemprego. Mas as soluções, infelizmente, têm escasseado na freguesia de Castro Marim.

Que medidas têm sido tomadas para apoiar a população neste tempo de crise?
Estabelecemos parcerias para auxiliar famílias carenciadas com o fornecimento de bens alimentares e temos apoiado a cultura, educação e clubes desportivos. O projecto “Mais Perto de Si”, que visa o apoio na deslocação a consultas médicas e à realização de exames, tenta combater o isolamento e dar resposta aos idosos de baixo rendimento económico. Apesar do esforço financeiro que a Junta tem de suportar, é gratificante ouvir o grau de satisfação da população neste tempo de crise, através de frases como “foi a melhor coisa que a Junta fez”, ou “bem dita a hora em que criaram este serviço”.

Como perspectiva o futuro da freguesia?
O poder local tem a obrigação de responder de forma assertiva às legítimas expectativas e aspirações dos cidadãos. Estes aspiram desenvolvimento sustentado e equilibrado para a sua terra, a melhoria do seu bem- estar pessoal e de quem os rodeia e, prioritariamente, emprego, educação, formação e saúde. Estou convicta de que o desenvolvimento faz-se com definição de objectivos, com políticas de proximidade, com monitorização de resultados através de uma cidadania activa. Temos que ter a plena consciência e a humildade de que estamos a construir o futuro, pelo que o desafio passa pelo investimento na educação e formação das nossas famílias, das nossas crianças, que promova uma verdadeira inclusão social.

Que locais aconselha visitar na freguesia?
Apesar da freguesia de Castro Marim reunir um excelente património histórico, proponho a quem nos visita o seguinte roteiro: Forte de S. Sebastião, Castelo de Castro Marim, Igreja Matriz da Nossa Senhora dos Mártires, Revelim de Santo António, Reserva do Sapal, Barragem do Beliche e um passeio às praias paradisíacas da Retur e Praia Verde.

Deixe uma frase à população da freguesia?
Tem sido com muito empenho e dedicação que o executivo da Junta de freguesia de Castro Marim tem desenvolvido actividades de proximidade de forma a dar a Castro Marim um futuro promissor, sustentado numa dinâmica de humanismo, indo de encontro às necessidades das pessoas, tentando encontrar as soluções para os seus problemas. Temos primado por desenvolver ideias inovadoras, pelo que, quero continuar a lutar pelo crescimento, pelos castro-marinenses e dar voz a um projecto honesto, amigo, consolidando o prestígio e a dignificação da freguesia de Castro Marim.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Isilda Gomes: “Lutarei em qualquer parte pela defesa da região”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Em 2013, quando assumiu o primeiro mandato, disse ao...

Algarve prepara-se para dizer adeus às portagens

Após avanços e recuos, as portagens têm os dias contados. Há quem veja a medida como o triunfo da justiça na região e quem acuse o PS de “irresponsabilidade financeira”. Outros, ainda, adiantam que apenas se trata de uma transferência de pagamento para todos os contribuintes e que tira competitividade ao transporte ferroviário

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...

Portimonense derrota Farense mas ainda não garantiu permanência na 1.ª Liga

O Portimonense defrontou fora, na última jornada do campeonato, o rival Farense, tendo conseguido...

Transporte de passageiros nos aeroportos nacionais cresce 5,9% no 1.º trimestre

Os aeroportos nacionais movimentaram 13,6 milhões de passageiros no primeiro trimestre, uma subida homóloga...

Gouveia e Melo aponta para aumento de missões de acompanhamento de navios russos

O número de missões de acompanhamento de navios russos durante a passagem por águas...

Aumentar qualidade de vida dos doentes é objetivo da Aliança para o Cancro do Pulmão

O cancro do pulmão constitui a principal causa de morte relacionada com cancro em...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.