Cavaco Silva contra-ataca e faz tremer governo

ncouto
ncoutohttps://www.jornaldoalgarve.pt
Jornalista. Carteira Profissional - 3143-A Portugal

Cavaco Silva vetou pela primeira vez um diploma do Governo. A mostrar que uma campanha tão pouco interessante – como foi a das presidenciais – produziu um efeito irreversível: o divórcio entre o Presidente da República e José Sócrates. Era uma vez um Governo.

1. Pela primeira vez, o Presidente da República vetou um diploma do Governo. Este é um facto político da maior importância: Cavaco Silva não deixa nada ao acaso. Nem na forma, nem no conteúdo dos seus atos. Muito menos no timing. É um recado claro e inequívoco: o reafirmar de que não esquecerá os ataques pessoais vindos do Governo e do PS (identifica, assim, a fonte que pedira aos jornalistas que investigassem no discurso de vitória) e que, a partir de agora, José Sócrates terá de ter muito juizinho na relação institucional com a Presidência da República. Para adiar a sua morte política ao máximo.

2. Quais os efeitos políticos do veto? Para já, são três:

a) O fim da concertação permanente e eficaz entre a Casa Civil de Cavaco Silva e a Presidência do Conselho de Ministros. Se recuássemos no tempo (menos de um mês), tudo seria resolvido entre Silva Pereira e Nunes Liberato – o Governo cedia nalguns pontos e o Presidente da República promulgaria. Ou, então, traumatizado pela sua experiência como primeiro-ministro e a “força de bloqueio” de Mário Soares, Cavaco Silva promulgaria, com uma mensagem de discordância. É que – recorde-se – o veto presidencial sobre diplomas do Governo tem mais força do que em relação a diplomas da Assembleia da República. Porquê? Porque é absoluto: significa que não é possível ultrapassar o veto, confirmando o diploma. Se fosse um diploma da Assembleia da República, o diploma poderia ser votado novamente por maioria absoluta – e Cavaco Silva seria obrigado a promulgar. Tratando-se de diploma do Governo, este terá de iniciar novo procedimento legislativo, correndo o risco de ver o diploma novamente a ser vetado. Ou seja, o poder de veto sobre diplomas do Governo é um poder mais forte, que Cavaco Silva não se coibirá de utilizar no futuro. É evidente que só o faz porque sabe que o Governo está fraco, a oposição perdida em cálculos e taticismos – e ele é o único ator político com força acrescida, até pela reeleição inequívoca.

b) A confirmação de que Cavaco Silva será a chave do sistema político. Neste sentido: Cavaco Silva não irá dissolver a Assembleia da República. Não faz parte da sua personalidade política, não correrá esse ónus: deixará o Governo queimar-se. Até lá, terá um papel preponderante, sobretudo depois de março/abril: o Governo está de cócoras perante o Presidente da República! Esta é a verdade – não há volta a dar-lhe, por muito imaginativo e criativo que se seja! Será Cavaco Silva quem marcará a agenda política. Será Cavaco Silva quem gerará equilíbrios nesta fase complicada. Será Cavaco Silva quem dará o sinal para apresentar a moção de censura no Parlamento. Conclusão: era uma vez um Governo! O Governo José Sócrates, neste momento, olha para a esquerda – e não pisca-pisca. Olha para a direita – e não pisca-pisca. Olha para cima, para o Presidente – e já nem esse pisca-pisca lhe dá cobertura política. Lá se foi todo o pisca-pisca do Governo: está ferido de morte, não há boia de salvação possível;

c) É inequivocamente um sinal para o PSD. Depois do PCP dizer “Passos Coelho avança com toda a confiança!” – viabilizará moção de censura apresentada pela direita – , este veto de Cavaco Silva é música celestial para os ouvidos de Passos Coelho. Significa que o Presidente da República verá com bons olhos uma nova solução política a breve trecho. Para além de, objetivamente, provocar o desgaste de um Governo já em estado comatoso. Começou-se, pois, a escrever o início do fim do Governo José Sócrates.

Artigo de opinião João Lemos Esteves / Rede Expresso

Deixe um comentário

Exclusivos

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

62 COMENTÁRIOS

  1. Só é pena que ninguém tenha dado credibilidade ao Dr. Cavaco Silva quando ele avisou sobre o “Monstro”, há 9 anos…pois o “Monstro” está aí!
    Depois, todos se riram do “país está de tanga” do Dr. Durão Barroso. Pois parece que, afinal, o país está mesmo “de tanga”.
    Os chuchas nos vários governos da última década só arruinaram o país, essa é a verdade! Quem não concorda, ou é ignorante ou conivente.

    • cá está o país real onde se não respeita com etica a opinião de outros e se esvreve como se fosse dona da verdade; não escrevo por qq cor politica apenas pelo civismo, cidadania e etica.

    • Que falta de visão e memoria politica. Deste forma é melhor não comentar. Então esqueceu que a ruina das finanças do país começou no governo do Dr. Cavaco Silva? Não se esqueça do velho diado(Quem vier atraz que feche a porta). Foi assim meu caro, a ruina começou e os outros que vieram a seguir limitaram-se a dar contuinuidade, não deixa de ser muito mau, mas,como seriam julgados se voltassem atráz com as politicas iniciadas. Mas sempre lhe lembro que, o que o Socrates está a fazer foram as finanças defendidas pela Drª Ferreira Leite, e que ninguem teve «hortaliça» capáz de a colocar em prática.Tenhamos memória, e, até não ficava nada mal o Dr. Cavaco tambem a ter.

      • A amiga Inácia deve ter a memória muito curta!!! Não se esqueça que tudo começou com o seu amigo Mário Soares. Só depois de começar a desenhar-se a banca rota, no governo do 1º. ministro M. Soares, é que fizeram a coligação e o Cavaco Silva foi ministro das finanças. Foi aí que os imigrantes tiveram um juro das sua poupanças em moeda estrangeira de 35%. Só assim é que Portugal conseguiu pagar ( com o dinheiro/divisa estrangeira ) os empréstimos que o seu
        amigo M. Soares pedido ao FMI. Para mim o principal culpado de estarmos nesta situação foram os governos do ps, M. Soarese a má governação do Palma Inácio, Alm. Azevedo. O Cavaco Silva foi o único que muito trabalhou e muito contribui, embora flagelado pelo presidente M. Soares, que em nada contribui para o desenvolvimento de Portugal.
        Aconselo-a a ir ler a história da governação de Portugal pós o 25 de Abril. Assim não cairia em erro. VIVA PORTUGAL.

        • Pois meu caro, é facil governar de bolsos cheios, quando entramos na CEE á custa do Dr. Mario soares, o CSilva criou progressoes automaticas e um sem lomite de regalias, as reformas nao devem ser feitas em determinada altura, mas sim continuadas, onde na altura chovia milhoes de € por dia, assim tb eu, na privada se quiser evoluir, sou avaliado, não é de forma automatica, claro que ao fim de tantos anos de regalias, custa a qualquer um de um momento para o outro ve-las a serem reduzidas, a culpa vem de tras, eu na minha casa se tenho dinheiro, não esbanjo, penso no futuro, e como sempre o PSD andou sempre a reboque, uns fazem as reformas e outros nao deafazem, entrtanto o povo ja se esqueceu. e quem fica com a fama? pois… pelo andar acreditem que o PSD vai permitir a entrada do FMI mais uma vez limpa as maos, e dizer, estas restrições são impostas por estes Sr. FMI, mas descansem que irá ser bem pior com o Gov. PSD, nao tenham duvidas. com om pouco de azar, ate algumas peq. poupanças vao pagar imposto , e já agora, quem os tem no sitio para encostar a Banca à parede? eles e bem arruinaram isto tudo, aproveitando fundos para sairem da crise e que fez disparar o nosso defice, vejam o caso da Irlanda, mas estranho é que continuam a ter milhoes de lucro…

    • Mas não esqueceu que quem criou o Monstro foi Cavaco Silva, em 1985, pois não? Eu não gosto dos aparelhos políticos… Vê a areia nos olhos dos outros e não vê o penedo à frente do dele !

    • Quem como a camarilha Socratina rouba até os deficientes e nega tratamentos oncológicos, nem viver merece, quanto mais a governar. Só gentalha sem escrúpulos.

  2. Eles estão muito bem, um para o outro. Birras, só quando somos de pouca idade. Estamos a falar dos ALTOS responsáveis deste país. Assim caminhamos para onde ?

    • as pessoas teem todas memória curta no tempo do prim. ministo cava. silva houve muita fome no vale do ave e no distrito setubal nao houve apoios a ninguem houve recessoes . nao havia crise internacional ficou um defice enorme oPORTUGUES PAGA.qual a vantagem de um economista na presidencia ?precisamos de um pacifista, nao um rancoroso e vingativo,com ansia de poder ,que gaste menos .a coroa fica muito mais barata aos espanhois ,mas aqui PORTUGUES PAGA ! é para

  3. Quem com ferros mata com ferros será morto, O PM já morreu e esqueceu de deitar, além de que não teve bom senso nas eleições, nem o PM nem o PS.

  4. Não me interessam cores politicas.O que me interessa são as pessoas com quem me cruzo diariamente e que choram por estarem doentes vão ao medico, que receita, mas que esta fica na gaveta lá de casa por não haver dinheiro para ir à farmacia nem para comer. Conheço uma familia de cinco pessoas a viver com 600€ por mês. E neste agregado existem dois engenheiros, um de quarenta anos e outra de 36, danadinhos para trabalhar nem que seja por 475€ por mês, e não beneficiam de nenhum rendimento, mas por outro lado, o consumo de bens de luxo no meu país, as ferias faustosas e as 2ªs e 3ªs casas aumentam a passos largos.

  5. Já peca por tardio!!! Se tivesse acontecido, há três ou quatro anos atrás, ainda seria possível salvar Portugal…Hoje, duvido muito, que ainda vamos a tempo da salvação!!! Começou com o Guterres e este empecilho continuou com o apanágio dos socialistas nado-mortos. Porca miséria!!! Só depois de estarmos no caos, na desgraça completa, é que se lembram das boias de salvação !!! Ninguém acreditou na Ferreira leite nem no Cavaco Silva, quando alertaram o País, por diversas vezes, do estado calamitoso da economia, agora já todos andam a rabiar!!! Não será tarde demais???

    • J.c3
      provavelmente, perca por tardio, como diz, mas será que outro governo irá fazer melhor ? E se sim, para quem? Será para a genralidade dos portugueses, ou só para alguns?….. Quem souber que assuma a responsabilidade. Eu não assumo.

    • Está-se mesmo a ver que é uma clubite doentia, em que mesmo que o clube perca ou seja inferior aos outros, jamais se muda de clube. Parece-me que tem o amigo a visão de que mesmo que os seus idolos mudem no seu clube, verá neles sempre seres superiores a todos os outros. Poderia dizer que é uma doença, mas não deve ser isso. Tenho a certeza que é mais grave, visto que ainda é uma visão sem mentalidade que grassa neste país como educação, educação política e ideias próprias para saber escolher entre pessoas e não entre partidos políticos. Todos nós sabemos muito bem o que são os partidos políticos e, ainda muito melhor, o que são a maioria das pessoas que gravitam em seu redor. Assim, com algumas pessoas a adorarem idolos de pés de barro não vamos lá. Até eu sou bom a governar a vida dos outros em tempo de vacas gordas ou com abundãncia caida do céu (CEE). Este presidente, como dirigente, nunca sentiu a crise em periodos de governação, … e até soube muito bem governar-se !

  6. M. Inácia…
    Depois de Cavaco Silva ter estabilizado o País, no reinado de M. Soares, nunca mais houve problema de maior!!! O mesmo problema começou novamente com o Guterres, que foi obrigado a fugir do pântano. Só que deixou o país de cócaras e no pantanal. Porque logo a seguir veio o Durão Barroso, mas como viu o pantanal que existia…Tentou logo pôr-se ao fresco. Passando a batata quente ao Santana Lopes, que o Sampaio fez o favor de mandá-lo embora. E voltou às mãos do ps, por intermédio desse incauto e infliz, que de nada percebe. Só sabem falar!!! Tomar decisões e fazê-las cumprir…Não é com ele nem com o ps. Aliás, isso já assim era no tempo do Guterres. Faziam no papel…Mas ia tudo parar às gavetas. O ps só sabe gerir e mal o que está feito.

    • Com justiceiros deste bem podemos todos ir arrumar carros, só quem é fundamentalista e Cavaquista é que tem coragem de defender o centrão PSD / PS que com as sua sinistras personalidades conseguiram colocar o nosso pais na retaguarda europeia com o mesmo nível de qualquer pais terceiro-mundista, está na hora de dar a rua a Sócrates pode com ele levar o Passos coelho

    • Justiceiro?. tá mas é calado que disseste asneiras que chegue! Vós e mais os chuchas já deviam era ter vergonha há muito! Avisos do cAVACO!?… a MIM nunca me enganou esse MOURO! Justiça só na minha terra e é com o pau de marmeleiro.

  7. Sr. “Justiceiro” o nome diz tudo. O Seu ódio até “cheira” por aqui. Graças a Deus que de quem fala bem não puseram lá os pés a desgraça tinha começado em 2008 e não em 2010. Como dependemos do estrangeiro e como eles estão a recuperar, pense….podemos começar a exportar para quem está a melhorar. Em 2008 a aplicar o que essa”maya” queria aplicar já não tinhas 13º e sub/férias…pelo menos.

  8. Isto é um trabalho jornalístico ou um exercício de psicanálise? Os recalcamentos políticos, tal como todos os outros, são passíveis de ser explorados, como devem, num divã. Não há nada mais entediante do que tentativas de educação moral-política-social-ou-seja-de-que-ordem-for, por parte daqueles que recebem os seus euros para uma tarefa bem mais modesta, porém, indiscutivelmente importante, que é a simples tarefa de informar.

    Esteves, estiveste mal. E eu estive pior por ter caído no erro de começar a ler essa salada ideológica, pior ainda por me juntar aqui à classe opinante mas deixo uma questão em aberto – mais do que estarem deprimidos com a triste política nacional, vocês não se consideram um bocado deprimentes já de si?

    • Um ser de raça superior, loiro e de olhos azuis. O dono da opinião. Parece que quem precisa de sofá é quem tenta negar a outros/as a sua/as opiniões. Um cházinho e isso passa. Vai lá vai.

  9. Cavaco Silva vai ficar para a História. O monarca que não o é mas que pretende ser. O homem que nunca se engana e nunca tem dúvidas. O homemem que, temos que nascer duas vezes para ser tão honesto como êle. Ora tanta farfalhada não estavamos habituados a isto ou estavamos? Deviamos lhe dar um cognome. Que tal! (Le bon Roi Dagoubert) Que tal ? não lhe ficava nada mal.

  10. Será isto Democracia? Nas últimas eleições presidenciais foram menos de 50% das pessoas que votaram.De todos os eleitores inscritos, somente 20% votou naquele que ainda é presidente da República e agora, apesar de ter tido um tão reduzido número de votos, é ele que, como sempre fez na vida, obriga-nos a viver de agendas políticas particulares o que no caso não deixa de ser caricato. Alguém que teve cerca de 20% dos votos dos eleitores inscritos.Não sería tempo de parar e pensar em mudar algo no sentido de os eleitores se aproximarem mais dos seus eleitos? Agindo desta forma, este senhor mostra o seu egoísmo, o seu desprezo pelas pessoas,pelo povo que atravessa grandes dificuldades no seu/nosso dia-a-dia. Além disso, este governo é mau, mas o que vier a ser formado por gente da área politica derste senhor, vai ser pior. Muito pior. As pessoas só olham para o futuro imediato. É triste.

  11. Caro Dr. João, quer-me parecer que não prega as cores do partido da isenção política quando escreve… Se for essa a intenção, mais vale identificar a sua cor política ao escrever uma opinião deste tipo. Fica mais bonito e “credível”.

  12. DEPOIS DE LER ESTES COMENTARIOS SÓ TENHO UM A FAZER….VOLTA SALAZAR E TRAZ
    DUAS P I D E S, PORQUE ESTES CORRUPTOS PANELEIROS PEDOFILOS, NÃO VÃO COM DEMOCRACIA, SÓ +ARA O TARRAFAL OU PENICHE….MELHOR FUZILA-LOS.

    ROUBARAM MILHOES E MILHOES DO SUOR DO POVO ESSES CANALHAS LADRÕES.

    TEMOS SIDO GOVERNADOS POR AUTENTICOS GANGUES, MUITO PIOR DO QUE OS DAS OURIVESARIAS

    • GRANDE HOMEM TEM TODA A RAZÃO NÓS OS MAIS VELHOS E TRABALHADORES PATRIOTAS É QUE SABEMOS A FALTA QUE SALAZAR FAZ A ESTE OUTRORA GRANDE PAÍS.OS TRAIDORES DERAM CABO DE TUDO MAS OS MEUS NETOS NO FUTURO IRÃO EXTERMINA-LOS

  13. Oh Maria Inacia, a historia do pantano começou com Guterres e este só deu conta antes de se demitir, não foi com Cavaco. Que raio de coisa andarmos a confundir estas contas e que são de há tão pouco tempo. Só depois é que veio a história da “tanga” em que todos se riram e gosaram incluindo toda a esquerda. Vê-se esmo para que lado tens os olhos, pitosga…

  14. A gamela esta a ficar vazia e começa os ataques dos boys, contra boys isto daqui para a frente vai ser muito engraçado…. Para quando a caça ás bruxas????

  15. É facil governar de bolsos cheios, quando entramos na CEE á custa do Dr. Mario soares, o CSilva criou progressoes automaticas e um sem lomite de regalias, as reformas nao devem ser feitas em determinada altura, mas sim continuadas, onde na altura chovia milhoes de € por dia, assim tb eu, na privada se quiser evoluir, sou avaliado, não é de forma automatica, claro que ao fim de tantos anos de regalias, custa a qualquer um de um momento para o outro ve-las a serem reduzidas, a culpa vem de tras, eu na minha casa se tenho dinheiro, não esbanjo, penso no futuro, e como sempre o PSD andou sempre a reboque, uns fazem as reformas e outros nao deafazem, entrtanto o povo ja se esqueceu. e quem fica com a fama? pois… pelo andar acreditem que o PSD vai permitir a entrada do FMI mais uma vez limpa as maos, e dizer, estas restrições são impostas por estes Sr. FMI, mas descansem que irá ser bem pior com o Gov. PSD, nao tenham duvidas. com om pouco de azar, ate algumas peq. poupanças vao pagar imposto , e já agora, quem os tem no sitio para encostar a Banca à parede? eles e bem arruinaram isto tudo, aproveitando fundos para sairem da crise e que fez disparar o nosso defice, vejam o caso da Irlanda, mas estranho é que continuam a ter milhoes de lucro…

  16. Se bem me recordo muitas das medidas que têm sido implementadas pelo Engº Sócrates principalmente as de caracter económico já tinham sido preconizadas no tempo em que o governo era liderado pelo prof.dr.Cavaco Silva e a época era de vacas gordas….
    Lembro-me de por exemplo já nessa altura ouvir falar em serviços públicos de saúde pagos e o “monstro” do despesosmo no sector público que muitos criticam mas nada fazem para o combater.
    Não sei se este governo está morto conforme preconiza o sr.jornalista,mas se está e por muitos erros que concerteza terá cometido,não vejo neste momento quem consiga fazer melhor face à actual situação económica-financeira interna e externa.
    Acredito no entanto que com este ou outro governo os portugueses e portuguesas têm capacidade para criar riqueza e inovar.
    São esses os nosso maiores trunfos.
    Agora é necessário não esquecermos a nossa dimensão como País e a nossa dependencia dos mercados externos.

  17. Nós estamos de Tanga, não foi só dos últimos governos , começando pelo de Mario Soares , continuando com o de Cavaco e terminando no de Guterres, Durão ou Socartes. Até podemos voltar um pouco mais atrás, com as nacionalizações e a fuga de dinheiro para o estrangeiro logo a seguir ao 25 de Abril, com o Prec, Reforma Agrária, etc…, que também deu cabo de parte.
    Nós não estamos numa redoma, se o petróleo não subisse, se não tivéssemos perdido as ex-colonias ( de onde vinham muito recursos) ….se muita coisa…, agora estávamos a nadar em dinheiro. Nós estamos MUITO dependentes do que acontece lá fora! e com o tempo há uma evolução,. O que não soubemos foi gerir o dinheiro que temos. Por exemplo os milhões que entraram pela CE, onde é que isso pára??

  18. É natural que o Sr. Silva tenha preferência pelos seus apaniguados a governar este país. Não é o país que está na mente desra gente, mas sim, a satisfação de dar lugar a clientelas que estão sequiosas e desejam sugar o que ainda for possível. Este governo está morto !? Quando não há medicação (money), qualquer um vai vegetando. Podem derrubar este ou outro qualquer, porque quem entrar nesta situação, já vai ferido de morte e entrará depressa em coma.
    O Justiceiro… ahahah . Era deixar lá ficar o Santana Lopes + o ministro da defesa… o tal do CDS, que isto estaria talvez num estado “maravilhoso” !

  19. Já peca por tardia…. è preciso desfazer estes governantes e coloca-los a responder perante os tribunais.
    Nunca se viu POLVO IGUAL .

    São do piorio.( máfia absoluta)
    cc

  20. Acho que o Senhor PR Cavaco Silva tem toda a razão, perante a arrogância e a prepotência do quero, posso e mando do Senhor lº Ministro. Não custava nada trocarem ambos impressões sobre o assunto em causa para o País ficar a ganhar em todos os sentidos

    • Por ser um governo com muitos silvas, treme também como “varas” verdes, pois que como diria Camilo Castelo Branco, isso é tudo uma corja e eu por mim não de qual mais gosto se do mente capto da defesa se do seminarista da presidência

  21. voces sabem ao menos o que está em causa com o veto do PR. Pois informem-se que me parece que tenha a ver com aumentos dos remédios e não podermos comprar os mesmos por substancia activa, mas sim continuar a comprar as marcas “sagradas” do costume. Abram os olhos ó cambada! E deixem-se de discutir politica que não sabem .

  22. comecemos por dar conta da imparcialidade jornalística aqui impressa. Depois há também que fazer ressaltar as discussões com falta de bases aqui expostas em que nada mais é visto para além do que à dita pessoa lhe dá jeito. E por fim, Socrates está no governo, mas e quem o lá pôs? Cavaco é presidente, deixei-no lá estar a fazer o papel dele que fomos nós que o escolhemos (ao que parece). Não é com comentários desagradáveis e críticas sem jeito que isto avança; não são só os políticos que fazem o país.

  23. Espero que o Drº Cavaco não se tenha “esquecido” dos seus vizinhos “cavaquistanezes”…
    Drº Cavaco, não venha com vinganças porque o povo está a passar fome graças aos seus amigos…
    Já que é crente e católico praticante, reze para que o “efeito Tunísia” não chegue a Portugal!!…

  24. Não é por aí cavaco silva… “O povo deixou-se adormecer”mas numa hora destas vai acordar, e vai cumprir o seu dever cívico de ir Votar, e não será na direita concerteza… Fica mal a um Chefe de Estado, que se diz Presidente de todos os Portugueses,que não é, já que 54% dos eleitores não cumpriram o seu dever, e dos +-46% dos eleitores que Votaram “Ganhou” com 52% de 46%; escusa de cantar de Galo sr. Presidente de alguns Portugueses, já que toma opções partidarias, e actos de vingança ao Vetar contra o Governo? não foi contra o povo, que já nem os Genéricos que necessita pode comprar”… Pois Sr. Presidente ficalhe mal essa Personalidade vingativa, e não confunda Presidenciais com Legislativas. E espere porque o Povo, lhe irá dar a resposta que merece e, como demonstra em antecipá-la, continue e ela surgirá, quem sabe para sua grande surpresa:::

  25. Melhor seria que nos dissesse se paga IMI com base na casa que estava na planta e que serviu para calcular a Sisa ou se paga em função da casa real que tem na Coelha? A diferença de área coberta é só de quase o dobro… Isso é que era de Presidente.

  26. Caro Justiceiro

    Vives em que país? Acreditas ainda em S. Sebastiões? Deixa-me adivinhar, o mau da fita é o Sócrates e o S. Sebastião que vai salvar a pátria ou meter isto nos eixos é o Dom Passos Coelho. Para um dito Justiceiro és um bocadinho anjinho. Infelizmente, e para quem chega ao poder, a trampa é a mesma, só muda é o cheiro… O problema não é o PS mas sim a cambada (toda) que mal chega ao poleiro só olha para os mais fortes e sacrifica os mais fracos. E atenção que avizinha-se mais uma santa aliança PSD-CDS. Para os dito anjinhos será a Aliança da Salvação. Para os que estão fartos até ao tutano deste panorama será apenas mais do mesmo, e talvez até pior…

  27. Não é por aí cavaco silva… “O povo deixou-se adormecer”mas numa hora destas vai acordar, e vai cumprir o seu dever cívico de ir Votar, e não será na direita concerteza… Fica mal a um Chefe de Estado, que se diz Presidente de todos os Portugueses,que não é, já que 54% dos eleitores não cumpriram o seu dever, e dos +-46% dos eleitores que Votaram “Ganhou” com 52% de 46%; escusa de cantar de Galo sr. Presidente de alguns Portugueses, já que toma opções partidarias, e actos de vingança ao Vetar contra o Governo? não foi contra o povo, que já nem os Genéricos que necessita pode comprar”… Pois Sr. Presidente ficalhe mal essa Personalidade vingativa, e não confunda Presidenciais com Legislativas. E espere porque o Povo, lhe irá dar a resposta que merece e, como demonstra em antecipá-la, continue e ela surgirá, quem sabe para sua grande surpresa:::

    • mas afinal o queé que a esquerda fez até hoje por este país? NADA! A esquerdalha vive de causas fracturantes e nada mais. Tem sempre de arranjar algo com que se entreter. Por interesse defende terroristas só porque odeia os países democráticos. Vejam-nos aplaudir a Coreia do Norte, Cuba, Irão e cia. Esteve até agora mais entretida em promover os gays que o país e as suas dignas gentes. E quando a defesa dos gays não der mais dividendos políticos, irão perseguir alguém porque é esse o seu modus-operandi. A esquerdalha destruiu o conceito de família, de tradição e de civismo! Agarram-se ao mais nojento dos casos porque precisam dos holofotes. Sem causas fracturantes a esquerda é NADA! Até nisso se aliaram a Sócrates. Por um lado odeiam, mas faz jeito. Hipócritas sem dignidade.

  28. Não é por aí cavaco silva… “O povo deixou-se adormecer”mas numa hora destas vai acordar, e vai cumprir o seu dever cívico de ir Votar, e não será na direita concerteza… Fica mal a um Chefe de Estado, que se diz Presidente de todos os Portugueses,que não é, já que 54% dos eleitores não cumpriram o seu dever, e dos +-46% dos eleitores que Votaram “Ganhou” com 52% de 46%; escusa de cantar de Galo sr. Presidente de alguns Portugueses, já que toma opções partidarias, e actos de vingança ao Vetar contra o Governo? não foi contra o povo, que já nem os Genéricos que necessita pode comprar”… Pois Sr. Presidente ficalhe mal essa Personalidade vingativa, e não confunda Presidenciais com Legislativas. E espere porque o Povo, lhe irá dar a resposta que merece e, como demonstra em antecipá-la, continue e ela surgirá, quem sabe para sua grande surpresa:::

  29. Olha… apagaram o meu comentário… Desculpem-me… disse mal do PSD e do Passos Coelho (aliás, disse mal de toda a classe política, sobretudo aquela que chega ao poleiro) .. Tudo bem, fiquei a saber que o Jornal do Algarve não admite que se diga mal do PSD. São parciais e dão-se mal com a liberdade de expressão. Penso que o Algarve merecia um jornal melhor. Pronto… agora podem apagar este.

  30. Cavaco Silva é um montanheiro -como são designados normalmente pelos algarvios da praia os seus conterrâneos do barrocal-. è manhoso, como são todos os montanheiros: como têm as vistas mais curtas, dada a sua interioridade, este é um instinto inato de defesa; mas para além de montanheiro e manhoso, é também um ruralista na linha do descansado António da Calçada. O que o fez ascender à função governativa foi um mero acaso, o tal da viagem à Figueira da Foz em que foi passear mais a sua Maria e, calhou, passou pelo congresso dos ppds e lá ficou.. o resto foi a conjuntura e um certo tempo de vacas gordas aliado à ‘má moeda’ que por aí abunda. Resultado final de tudo isto: o seu a seu dono – O HOMEM NÃO VALE NADA!…

  31. Vejo aqui acusações dos xuxalistas a tudo o que não é Sócratino. A culpa foi de fulano, de beltrano e de cicrano. Sócrates não tem culpa nenhuma, o anjinho. Mas o mérito de Sócrates, se fosse como afirmam, não seria o de enmendar o que “outros fizeram de mal”??? Então se fez igual ou pior como se constata, Sócrates consegue ser pior que “os outros” todos juntos! Haja ao menos coerência.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.