Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril começam este mês

Com a chancela “Portimão Terra Democrática”, o município tem previsto para os próximos 12 meses várias iniciativas

ouvir notícia

As comemorações do 50.º aniversário da Revolução dos Cravos em Portimão vão iniciar-se este mês e terminar nas celebrações do próximo ano, com um programa dinâmico, anunciou a autarquia.

No dia 11 de abril será inaugurada a exposição fotográfica “E depois do Adeus”, no Museu de Portimão, com obras de Marques Valentim.

A partir das 15:00 de 24 de abril, o auditório do TEMPO acolhe a conversa “Mulheres de Abril”, com a realizadora Raquel Freire e a pintora Margarida Tengarrinha.

- Publicidade -

No mesmo dia e no mesmo palco vai decorrer o tradicional concerto comemorativo, pelas 21:00, com o mote “Liberdade” e atuação do Grupo Brasa Doirada, com entrada gratuita.

O Dia da Liberdade terá início pelas 09:00 na Praça 1.º de Maio, em frente aos Paços do Concelho de Portimão, com a tradicional cerimónia do hastear da Bandeira Nacional e a interpretação do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

A programação inclui ainda a habitual Corrida da Liberdade, que parte pelas 10:00 junto ao coreto da zona ribeirinha.

Pelas 10:30 decorrerá a sessão solene no salão nobre dos Paços do Concelho, enquanto às 15:00 está agendada a cerimónia de assinatura dos contratos-programa relativos a 2023 com o movimento associativo local.

No próximo dia 28 de abril vai ser exibido o filme “Parque Mayer”, seguido de uma conversa com o realizador António Pedro Vasconcelos, que vai decorrer nos Cinemas de Portimão.

Com a chancela “Portimão Terra Democrática”, o município tem previsto para os próximos 12 meses iniciativas como a série de conversas sobre literatura “Verão Azul” e a exibição do filme “Clandestina”.

Em outubro, os Cinemas de Portimão vão transmitir o filme “Salgueiro Maia – O Implicado”, com a participação do realizador Sérgio Graciano.

No mesmo mês vai decorrer o simpósio internacional de escultura “50 anos de Abril”, cujas peças finais serão apenas apresentadas no próximo ano.

A 22 de novembro estão agendadas as jornadas “50 anos de Inclusão Social”, no Teatro Municipal de Portimão.

Em março do próximo ano, o programa começa com “Março Jovem dos 50 aos 100 anos” e o encontro “Conversa entre Mulheres”, com testemunhos femininos de quem viveu a Revolução dos Cravos.

Em abril de 2024 haverá uma recriação dos acontecimentos de 1974 em Portimão, convidando a população a vestir-se com roupas da época ou com a divulgação dos vídeos “50 pessoas, 50 minutos” e “Onde estava eu no 25 de abril”.

Durante o mesmo mês, será lançado no TEMPO o livro “O Algarve em transe e os loucos anos 60/70 em Portimão”, seguido de uma conferência com a escritora Maria João Raminhos Duarte.

Para terminar, está agendado um concerto de encerramento das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, seguido de um convívio popular, que vai decorrer no Portimão Arena no dia 24 de abril.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.