Conselho Mundial do Projeto José Martí começa esta terça-feira em Vila Real Sto António

ouvir notícia

Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António

A cidade pombalina vai receber um dos maiores eventos ibero-americanos, a partir de terça-feira e até quinta-feira. A reunião do Conselho Mundial do Projeto José Martí para a Solidariedade Internacional realiza-se na Europa pela primeira vez e terá como tema “Pelo Equilíbrio do Mundo”

.

Vila Real de Santo António (VRSA) recebe a partir de amanhã, terça-feira, a nona reunião do Conselho Mundial do Projeto José Martí para a Solidariedade Internacional, evento que, pela primeira vez, terá lugar na Europa, e do qual o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes, faz parte.

- Publicidade -

Esta reunião internacional congrega um conjunto de personalidades do mundo ibero-americano e estende-se a mais três cidades do sul da Península Ibérica: Faro, Huelva e Sevilha.

Realizada em parceria com a Universidade do Algarve, a IX Reunião do Conselho Mundial do Projeto José Martí para a Solidariedade Internacional prevê a realização de uma série de conferências e sessões de reflexão com personalidades de notável mérito, como Frei Betto, destacado intelectual e teólogo brasileiro; Raúl Torres, presidente da Casa de Cultura do Equador; Pedro Monreal, representante da UNESCO; Hectór Hernández Pardo, coordenador executivo do Projeto José Martí para a Solidariedade Internacional, entre outros.

De acordo com Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, a realização desta conferência em Portugal, particularmente em VRSA, “constitui uma oportunidade única no aprofundamento dos laços de solidariedade entre os continentes europeu e americano e representa um desafio na forma de observar e avaliar as diferentes correntes políticas e de pensamento mundiais”.

“De uma forma inédita, vamos receber, no nosso país, um conjunto de pensadores de reconhecida influência ideológica e filosófica, facto que cimenta a longa parceria já estabelecida entre VRSA e a República de Cuba ao nível da cultura, saúde, solidariedade e desenvolvimento”, prossegue Luís Gomes.

Para Hectór Hernández Pardo, coordenador executivo do Projeto José Martí, esta reunião “representa, de forma inequívoca, a difusão do conhecimento do pensamento social e político da América Latina e do Caribe na Europa e potencia o reforço dos laços culturais com todos os países desta região do mundo”.

Além de ser apresentado o Projeto José Martí para a Solidariedade Internacional, vários temas serão debatidos pelos mais influentes pensadores e figuras mundiais, nomeadamente as questões da América Latina e da Europa perante os desafios da integração ou as problemáticas da crise da modernidade e da espiritualidade.

O Conselho Mundial José Martí tem como missão coordenar todos os eventos que se destinem a homenagear o influente pensador, poeta, político e filósofo cubano José Martí, nascido há 160 anos, a 28 de janeiro de 1853. José Julián Martí Pérez foi o grande mártir da independência de Cuba, criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895, ou Guerra Necessária. O seu pensamento transcendeu as fronteiras da sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Ficou também conhecido como “El apóstol” (O Apóstolo).

De recordar que o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, integrou o Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Internacional em 2013.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.