Conselho Mundial José Martí lança desafios para a mudança de políticas no planeta

ouvir notícia

O teólogo brasileiro Frei Betto durante a leitura da placa de reconhecimento entregue ao edil Luís Gomes em nome do Conselho Mundial José Martí

As dezenas de personalidades que participam na nona reunião do Conselho Mundial do Projeto José Martí para a Solidariedade Internacional, a decorrer em Vila Real de Santo António, são unânimes em considerar que o mundo precisa de uma mudança, baseada na igualdade, na justiça social, numa cultura de paz e de direitos humanos. Uma mudança “com todos e para o bem de todos”, como dizia o pensador e político cubano José Martí, nascido em Havana há 160 anos.

O encontro, que se realiza pela primeira vez na Europa, reúne nomes destacados da política e do pensamento da América Latina, começou ontem, terça-feira, e termina amanhã, quinta-feira. A maioria das conferências decorrem na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, na cidade pombalina, mas também se estendem à Universidades do Algarve e às cidades espanholas de Huelva e Sevilha.

Hoje decorrem as conferências “Ética, Solidariedade e Paz pelo Bem Maior da Humanidade”, “Um Mundo com Fome de Justiça”, “Com Todos e Para Todos” e “América Latina Perante os Desafios da Integração”. A estas juntaram-se mais três: “Crise da Modernidade e da Espiritualidade” (Universidade do Algarve), “Luz para o Século XXI: Universalidade do Pensamento de José Martí” (Huelva) e “América Latina e Europa perante os Desafios do Século XXI” (Sevilha).

- Publicidade -

Amanhã, todos os membros do Conselho Mundial José Martí visitarão o concelho de Vila Real de Santo António, num périplo que começará na zona histórica da sede do município, terá passagem por Monte Gordo e terminará na freguesia de Vila Nova de Cacela.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, afirmou que a reunião “ficará na história desta cidade”. O edil referia-se não só ao facto de se tratar da primeira realizada em território europeu, mas também devido à quantidade de distintas personalidades que reúne e, também, devido ao objetivo da mesma: criar um espaço de reflexão de quem não está contente com o estado do mundo e com as dinâmicas do nosso planeta…

…(Reportagem completa na edição impressa do Jornal do Algarve, nas bancas a partir desta quinta-feira)

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.