Continua o “combate” aos insetos em Armação de Pêra

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

Ainda não está resolvida a praga de mosquitos que afeta a população e os turistas, com os comerciantes locais a queixarem-se dos prejuízos.

Um helicóptero Kamov, usado frequentemente no combate aos fogos, foi utilizado na tentativa das autoridades para acabarem com o número anormal de mosquitos que, há mais de um mês, têm infestado algumas zonas de Armação de Pêra.

O método alternativo foi indicado pela empresa de desinfestação que está a ajudar as autoridades, sendo que o voo perto das águas que albergam os mosquitos na ribeira de Alcantarilha realizou-se na semana passada.

- Publicidade -

“Trata-se de um método que, através da combinação dos fortes ventos provocados pela força das pás do aparelho e do, consequente, turbilhão de águas, irá contribuir para a destruição da população de mosquitos adultos e de ovos existentes nesta área”, adiantou a Câmara de Silves em comunicado, frisando que, ao contrário de muitos tipos de aeronaves, “os helicópteros Kamov possuem um sistema de dois conjuntos de três pás, montados num mesmo eixo, rodando cada um deles em posições opostas, facto que permitirá criar um ambiente de fortes ventos e elevada agitação de águas quando o aparelho sobrevoa a baixa altitude”.

Esta medida foi reforçada com uma nova desinfestação utilizando inseticida no final da semana passada, mas o certo é que persistem as nuvens de insetos em Armação de Pêra, especialmente ao fim do dia.

A autarquia recorda que, desde o dia 26 de julho, e após a reunião tida entre a câmara, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Autoridade de Saúde do ACES do Barlavento, têm vindo a ser tomadas “medidas excecionais” para a resolução deste problema, entre as quais “o aumento do perímetro das áreas a desinfestar, a frequência dessas desinfestações e a construção de um novo dique na área do Amendoeira Golf Resort”.

Porém, ainda não está resolvida a praga de mosquitos que afeta a população e os turistas, com os comerciantes locais a queixarem-se dos prejuízos.

Alguns moradores queixaram-se também esta semana ao JA por causa do lixo amontoado por estes dias em alguns centros de recolha de Armação de Pêra, que podem ajudar a espalhar ainda mais a praga de insetos.

JA

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.