Coreia do Sul vai enviar arroz e cimento para os vizinhos do norte

ouvir notícia

A Cruz Vermelha da Coreia do Sul anunciou que vai enviar 5 000 toneladas de arroz e 10 000 toneladas de cimento para a Coreia do Norte para atenuar os efeitos das inundações que em agosto afetaram o norte da península coreana, revelou a agência Yonhap.

O anúncio de Seul é a resposta a um pedido de apoio de Pyongyang que solicitou a entrega de arroz, cimento e máquinas em substituição da oferta do sul de outro tipo de equipamento no valor de 6,6 milhões de euros.

Entretanto, o Governo de Seul vai estudar a possibilidade de enviar máquinas para a reconstrução das zonas afetadas no norte junto à fronteira com a China e afetada por inundações em agosto que provocaram danos materiais e obrigaram à evacuação de milhares de pessoas.

- Publicidade -

A Cruz Vermelha da Coreia do Sul aceitou também um encontro de trabalho com a sua congénere do norte a 17 de setembro para abordar a questão das famílias separadas pela guerra na península entre 1950 e 1953, numa resposta à proposta da Coreia do Norte.

Seul pretende, contudo, que estas reuniões tenham carácter periódico.

A reuniões de famílias separadas começaram no ano 2000 e desde então já tiveram lugar 17 encontros que permitiram a mais de 20 000 coreanos, de ambos os lados da fronteira, reencontrar familiares separados com o fim da guerra.

Tecnicamente as duas coreias estão em guerra já que o confronto que as opôs terminou com um armistício e não com um tratado de paz.

AL/Lusa

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.