Corte no “rating” da dívida portuguesa faz manchetes

ouvir notícia

A decisão de ontem da agência Moody’s de baixar a notação de Portugal para “lixo” tem hoje destaque nos principais jornais diários portugueses.

O Diário Económico assinala que esta nota mais baixa “obriga os bancos portugueses a reforçarem capitais”, e cita o vice-presidente da Moody’s, Anthony Thomas, que considera que o setor bancário “vai precisar de apoio além do que consta no acordo de empréstimo da troika”.

O Público destaca que “as medidas do Governo não estão a convencer mercados”, lembrando que se as outras agências de “rating” seguirem o mesmo caminho da Moody’s o financiamento dos bancos portugueses junto do BCE ficará mais complicado.

- Publicidade -

O jornal “i” destaca também o facto de Portugal ter sido atirado para “lixo” e chama a atenção para “o risco de o país precisar de um segundo empréstimo”.

O Correio da Manhã, por sua vez, avança que a notação do risco do país num nível mais próximo da bancarrota “vai estrangular o acesso ao crédito e subir os juros às famílias”.

E o Diário de Notícias recorda que esta foi a quinta vez que a Moddy’s baixou o “rating” na véspera de um leilão de dívida.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.