Covid-19, porquê? Uma explicação científica

Que futuro...

O corpo humano possui um sistema linfático e imunitário, constituído pelo timo, baço, ganglios linfáticos e linfa disseminados por todo o corpo, e que é responsável pela produção de anticorpos que defendem o organismo de agentes externos, substâncias estranhas, neste caso antigénios, que podem ser vírus, bactérias, fungos, e, cada vez mais produtos de um alimentação tóxica, nociva para a vida na Terra.
Qualquer sistema do organismo, digamos, cardiovascular, nervoso, muscular etc, pode acusar sinais de cansaço e colapsar se for submetido a um trabalho contínuo que não lhe dê tempo a recuperar.
Três triliões de células constituem o corpo humano.
Organismos vivos, que comunicam entre si por múltiplas maneiras, seja em proximidade seja à distância, por transmissores hormonais, nervosos ou simplesmente moleculares.
Todas estas células são alimentadas pelos nutrientes que o sangue lhes leva; açucar, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas… etc.
Estes atravessam as paredes dos vasos sanguíneos passando para o espaço extra vascular, e daí por processos complexos atravessam a membrana celular (plasmática), e entram no interior das células, espaço intra celular.
Uma vez nas células estes nutrientes não são utilizados como entram… mas desdobrados por múltiplos enzimas e seguidamente tratados pelos organelos celulares como ribosomas, o núcleo do núcleo celular, formando então as proteínas que a célula precisa, tais como todas as espécies de ARNS, mensageiro, ribosómico, transferidor… e o DNA, “coluna vertebral” dos 23 pares de cromossomas celulares ou seja Genoma Humano.
Este genoma é por sua vez, constituído por 3200 milhões de genes, que contêm todas as características psíquicas, (personalidade) e somáticas (físicas), dos humanos ou de qualquer ser vivo seja ele animal ou vegetal.
Do “homo sapiens”, até agora apenas 30000 genes estão identificados…
A remodelação dos produtos que entram na célula é fundamental para a multiplicação e sobrevivência das mesmas.
Daqui podemos já antever quão importante é a qualidade dos produtos para a formação de células saudáveis.
A célula trata os alimentos que o homem lhes dá, a fim de os preparar da maneira que ela precisa para a sua alimentação e funcionamento.
Na verdade o nosso mundo celular (organismo), é feito daquilo que consome, e como em qualquer outro capítulo da atividade humana, se os materiais são bons o resultado dever ser bom, e o contrário se o que ingerirmos for de má qualidade.
Há pelo menos três gerações que nos alimentam de produtos sem industriais.
Carnes e peixes alimentados à base se granulados, legumes e frutos cultivados e terrenos esgotados que para produzirem de fertilizantes e pesticidas, sementes muitas vezes submetidas a transcrições genéticas, “trangénese”…
As nossas células não estão a ser alimentadas duma maneira saudável!…
Por outro lado a alimentação mundial tornou-se numa indústria altamente lucrativa… A carne do “hamburguer” que se come nos E.U.A. é semelhante à que se come no resto do mundo… os frangos de aviário são iguais em todo o lado… os métodos de produção são semelhantes…
Como o sistema imunitário está a ser submetido a uma agressão glocal cada vez mais igual, é lógico que determinadas epidemias apareçam tambmém de uma maneira global, tal como está a suceder com o covid.
Células mal alimentadas ficam doentes, inflamadas, podem degenerar em cancro, não realizam as suas funções… Por exemplo, não produzem ou produzem poucos anticorpos…
Existem no mundo celular múltiplos organelos, cada um com as suas funções, algumas das quais são de desintoxição celular, ou seja de uma maneira simples eliminar para o sangue venoso as toxinas que resultam do trabalho celular (metabolismo) como por exemplo os sistemas recticular endoplasmáticos, sobretudo o liso, o aparelho de Golgi etc.
Como os alimentos que modernamente ingerimos são cada vez mais processados, fornecidos por bonitas embalagens de marca, (frascos, latas, pacotes, tec) a célula pode não conseguir eliminar tantas toxinas, começando a ficar inflamada, doente, podendo degenerar, como já citei, numa célula cancerosa, ou no mínimo funcionar mal.
As células produtoras de anticorpos, as mais visadas neste artigo, deixam de os produzir, ficando o corpo humano cada vez mais vulnerável a vírus a que antes era resistente, neste caso ao covid 19 e as suas mutações genéticas.
Porque é que esta virose rapidamente virou pandémica? Sendo raro o país que não tenha sido atingido?
Porque são os EUA o país mais atingido no continente americano? E na Europa o Reino Unido?
Não são este países os maiores consumidores de “fast food”?
E por continuidade o “amburguer” que se come nos Estados Unidos, não é o mesmo que se come na Europa, Ásia, Austrália, etc?
Portanto, a luta contra a virose covid e outras não está na vacinação semestral como se está a pretender, mas sim numa alimentação ecológica cada vez mais natural e saudável.
O futuro da vida no planeta passa também por uma alimentação biológica natural!

João Vicente de Brito

*médico
Consultas: Molecular Biology of The Cell | 6.a edição | Alberts, Johson, Lewis, Morgan, Raff, Roberts, Wallte.

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve prepara-se para dizer adeus às portagens

Após avanços e recuos, as portagens têm os dias contados. Há quem veja a medida como o triunfo da justiça na região e quem acuse o PS de “irresponsabilidade financeira”. Outros, ainda, adiantam que apenas se trata de uma transferência de pagamento para todos os contribuintes e que tira competitividade ao transporte ferroviário

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

À conversa com Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações para uma entrevista exclusiva.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.