Crónica de Faro: Esperança a que nos vem do Refúgio

Na terça-feira, dia 1 de Dezembro, pelas 17 horas, 3 500 lâmpadas anunciarão, a partir da «Casa Cor de Rosa» (Refúgio Aboim Ascensão), que é «Tempo de Natal». Não obstante a quadra natalícia que este ano se vive, por via da terrível pandemia do corona vírus 19, este «aviso á navegação», que o mesmo é dizer «á cidade e ao mundo», testemunha o sentido vivido pelas gentes desta instituição farense (a quase uma centena de crianças, que ali encontrou «o lar e o colo a que têm direito», assim como todos os responsáveis e colaboradores, liderados por esse «Capitão de Abril», que mais do que nunca o é, o dr. Luís Villas Boas).


Ao fim da tarde daquele «Dia da Restauração» e, ao invés do que vinha acontecendo desde 1985, não teremos o abraço grande que as gentes do Algarve ali iam levar no convívio multigeracional que sempre aconteceu «antes de se acenderem as luzes». Será como que por um toque de magia que os milhares de lâmpadas de todas as cores vão ficar a iluminar as noites deste período até ao «Dia de Reis» (6 de Janeiro).


Em espírito lá estaremos, com a esperança renovada, de que melhores dias hão-de vir e que hemos de reencontrar os caminhos do convívio, de aproximação e de vivência plena, sem os terríveis constrangimentos da hora presente.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.