CRÓNICA DE FARO: José David Lopes, um “monchiqueiro” nome grande do jornalismo português

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

“Um dos melhores jornalistas da sua geração”, escreveu aquando seu falecimento ocorrido recentemente, o conhecido nome da imprensa portuguesa contemporânea, que é José António Santos. Palavras certas e justas para o jornalista José David Lopes, que no prestigiado e influente matutino “Diário de Notícias”, quando não perdera ainda a notoriedade de que hoje padece, exercera quase, quase todas as funções no período entre 1969 e 2006, revelando toda a sua sagacidade, espírito de investigação e elevado sentido de bem tratar a portuguesa língua.
Natural de Monchique, teve “a paixão do jornalismo que caracterizou a sua carreira na comunicação social”. Como atestam as inúmeras reportagens de sua lavra incertos no “DN” e de que nos ocorrem duas relacionadas com o hoje país da C.P.L.O.P. (Confederação dos Países de Língua Oficial Portuguesa), pátria de tantos famosos escritores, poetas, músicos, cantores e outros cultores das belas artes, aquando da sua independência e, 20 anos volvidos, a erupção do vulcão na Ilha do Fogo.
Dizia-se, com afetividade irónica, tão própria dos portugueses, que o José David Lopes “casara com o Diário de Notícias” tal era a devoção que o unia ao jornal. Foi estudar para a Universidade de Lisboa e, aos 26 anos, trocou definitivamente os estudos superiores para se dedicar, por inteiro, ao jornalismo.
Morreu, devido a doença prolongada, aos 75 anos, no Hospital dos Capuchos em Lisboa. Deus o chamou a Si e um grande jornalista algarvio dos nossos tempos.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.