CRÓNICA DE FARO: Reabriu o Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Após o incêndio que causou avultados estragos, ocorrido em 2015, reabriu ao público o Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, um dos pilares da valiosa museologia da capital sulina e que constitui uma valiosa peça no “puzle” que urge construir para justificar a pretensão de “Faro, Capital da Cultura”.
Constituído em 1931 no então edifício do Departamento Marítimo do Sul, no Largo da Sé (hoje restituído à Igreja Católica e onde funciona o Paço Episcopal) pelo ilustre farense oficial da Armada Portuguesa, Almirante Ramalho Ortigão, como “Museu da Indústria e do Mar da Escola Pedro Nunes – antecessora da atual Escola Secundária Tomás Cabreira”, reunia um valioso espólio que estivera na Exposição Universal de Lisboa, em 1900.
Réplicas de navios e barcos de pesca, esquemas de armações de atum, peças das atividades piscatória e de mariscultura, octantes, quadros alguns assinados por nomes famosos da pintura, como Baldaque da Silva, Carlos Lyster Franco e Manuel Bivar é todo um mundo mar deslumbrante que ali se oferece ao visitante.
Com a transferência do Departamento Marítimo do Sul para edifício próprio na Avenida Lusíadas, junto à doca, veio consigo o Museu marítimo, com três salas dedicadas a grande mestres aqueles pintores e mecenas e foi em 1946 que este importante e valioso espaço museológico e artístico, retrato vivo de um importante sector da vida económica algarvia, ao qual está visceralmente ligado, o MAR, passou a ter o nome do Almirante Ramalho Ortigão em 1946, o qual honrada e justificadamente ostente.
Vale a pena visitá-lo e considerar que este é um espaço vital para a pretensão de Faro a “Capital Europeia da Cultura”.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.