Departamentos do CHUA assinam Acordos de Gestão para 2023

O diretor clínico do CHUA, Horácio Guerreiro, participou na cerimónia

ouvir notícia

O Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e as Direções dos seus departamentos e Unidade Autónoma de Gestão assinaram, no dia 29 de dezembro, os Acordos de Gestão para o ano de 2023.

A assinatura dos documentos decorreu sequência do encerramento do processo de Contratualização Interna, na perspetiva da promoção do alinhamento estratégico das atividades assistenciais e da corresponsabilização das equipas de gestão intermédia.

A vogal executiva do CA, Patrícia Rego, enalteceu “o profundo esforço e o espírito ambicioso” dos departamentos que revelam os compromissos assistenciais firmados para 2023, apesar de todos os constrangimentos.

- Publicidade -

“O que sentimos é que os serviços mantêm a sua motivação, a sua ambição de ir sempre um pouco mais além. Agradecemos por isso, pois é de facto muito gratificante ver que há muita ambição e muita motivação nestas propostas”, frisou.

A vogal executiva deu ainda nota de “satisfação” pelo facto de o processo ter sido efetuado em “tempo oportuno e dentro dos prazos definidos”, estabelecendo-se ainda em 2022 os compromissos para o ano de 2023. “Este momento representa o culminar do processo de contratualização interna, isto é, da transposição dos compromissos assumidos pelo CA, com a Administração Regional de Saúde do Algarve e com a Administração Central do Sistema de Saúde, para a esfera interna e respetiva desagregação pelos diferentes níveis de gestão”.

Presente na cerimónia, também o diretor clínico do CHUA, Horácio Guerreiro, destacou a importância dos instrumentos de gestão e evidenciou, simultaneamente, a vertente da corresponsabilização no uso eficiente dos recursos.

O diretor clínico aproveitou ainda para agradecer a todos os profissionais e aos departamentos, uma vez que se “registou em 2022 um aumento da produção geral e da oferta do hospital”, fazendo, no entanto, notar que esse deve ser um caminho “a continuar com o consequente aumento das respostas, seja em consulta ou na recuperação de listas de espera”.

Horácio Guerreiro falou ainda sobre os investimentos em marcha no Centro Hospitalar, destacando, apenas a título de exemplo, as obras no Bloco Operatório da Unidade de Faro e os vários concursos de aquisição de importantes equipamentos em curso.

O encerramento da cerimónia ficou a cargo do Vogal Executivo do CA, Paulo Neves que falou sobre as principais linhas de ação em marcha, consubstanciadas num investimento de seis milhões de euros, com concursos públicos que já se encontram em curso, representando “o esforço de investimento em equipamentos e tecnologia” e, posteriormente, em infraestruturas.

“Se tudo correr bem vamos ter especialidades e equipamento para as especialidades que nunca tivemos, bem como investimento de grande monta”, frisou Paulo Neves.

A sessão decorreu em simultâneo nas Unidades Hospitalares de Faro e de Portimão, com transmissão por videoconferência.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.